CONGRESSSO DA SAE BRASIL EM SÃO PAULO TEM DESTAQUE PARA FERROVIAS DE CURTA, MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA | Petronotícias




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CONGRESSSO DA SAE BRASIL EM SÃO PAULO TEM DESTAQUE PARA FERROVIAS DE CURTA, MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA

baertaDurante o Congresso SAE BRASIL, que acontece nos dias 16 e 17 deste mês no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo, será realizado um painel Ferroviário que abordará o transporte de passageiros sobre trilhos, considerado essencial para a mobilidade urbana e regional do Brasil. O debate analisará as tendências de expansão do transporte ferroviário em curtas, médias e grandes distâncias e a sua importância para a integração regional brasileira de maneira sustentável. O painel contará com a participação de Eduardo Chrysostomo, diretor de operações da AEROM, empresa que implementa o transporte aeromóvel no aeroporto de Guarulhos, Frederico Bussinger, ex-presidente do Metrô-SP e da CPTM, Daniel Souza, consultor ferroviário da Marcopolo, que produz veículos para diversas linhas urbanas do Brasil, e Ana Patrizia Lira, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANP Trilhos.

Leonardo Bartalini, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, falou sobre a importância desse debate: ” O Brasil, durantetrem muitos anos, principalmente na primeira metade do século XX, apresentava uma malha ferroviária que permitia o transporte tanto de passageiros como de cargas e conectava os principais polos econômicos do país. Hoje, ainda que tenhamos a ferrovia responsável por cerca de 20% do transporte total de cargas, a cargasmovimentação de passageiros se restringe essencialmente ao transporte intraurbano e, frequentemente, enfrenta desafios significativos de eficiência e cobertura”.

Serão discutidas as tendências atuais e inovações internacionais, como o uso de hidrogênio como fonte de energia, eletrificação das linhas ferroviárias, melhorias nos materiais e a aplicação de inteligência artificial para o projeto e controle das malhas férreas. “Embora o Brasil esteja avançando com algumas dessas tecnologias, ainda há uma falta de padronização e alinhamento entre os diversos atores do mercado e o governo. Nosso debate buscará trazer insights e direções claras para um futuro mais coordenado e eficiente“, conclui Bartalini.

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.  Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

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