CONOCOPHILLIPS ACERTA VENDA DE ATIVOS NA NIGÉRIA POR US$ 1,5 BI PARA EMPRESA LOCAL
A ConocoPhillips concluiu a venda de seus ativos e participações em campos de óleo e gás na Nigéria para a Oando, companhia petrolífera local, por US$ 1,5 bilhão. A aquisição pela empresa africana a alçou à condição de uma das principais operadoras do oeste africano.
O acordo levou mais de um ano para ser concluído, já que a Oando teve que captar recursos e lidar com toda a burocracia local.
Segundo Wale Tinubu (foto), presidente da companhia nigeriana, a operação é importante tanto para a empresa, como para o país como um todo, sendo a maior aquisição feita na Nigéria por uma companhia local. Ele afirma que a longo prazo o negócio será bom para o país como um todo, tornando-o capaz de manter o capital, ao contrário do que ocorre constantemente através do envio de lucros para países desenvolvidos.
A ConocoPhillips não é a primeira a deixar de operar na região, tendo a Shell, a francesa Total e a italiana Eni feito o mesmo com seus empreendimentos na região do delta do Níger.
A venda por parte das empresas tem forte motivação na falta de segurança no local, como roubo de petróleo e ataques de militantes.
Deixe seu comentário