faixa - nao remover

CONOCOPHILLIPS LIDERA RANKING DE EMISSÕES DE METANO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO DOS ESTADOS UNIDOS

Ryan LanceMais uma vez, a indústria de petróleo está no centro do debate para as mudanças climáticas. Um novo estudo divulgado pelo Center for American Progress (CAP) revela que a ConocoPhillips ocupa a posição de maior emissora de gás metano da indústria norte-americana de óleo e gás, superando os índices registrados por empresas que detém uma produção em maior volume, como é o caso da ExxonMobil. A pesquisa, feita com base nos dados das 200 maiores empresas do setor no país, aponta que, em 2014, a empresa emitiu um total de 4,7 milhões de toneladas de metano na atmosfera.

O número é superior ao registrado pelas duas maiores produtoras de gás nos Estados Unidos: enquanto a ExxonMobil somou 3,5 milhões de toneladas emitidas, a Chesapeake Energy fechou o ano com 2,8 milhões de toneladas. Dessa forma, a ConocoPhillips lidera a lista ainda de forma incompatível com o próprio volume de produção, que atualmente figura em sétimo lugar entre as maiores produtoras.

A empresa, liderada hoje pelo CEO Ryan Lance (foto), ocupa o topo da lista de emissões ao menos desde 2011, segundo dados da pesquisa. Embora tenha reduzido seus poluentes em 40% desde 2013, a companhia emitiu em 2014 o equivalente aos gases emitidos por mais de uma térmica a carvão em um ano inteiro.

A emissão de metano através da queima de gás está hoje no centro dos debates ambientais nos Estados Unidos, devido ao fato de que é o gás 87 vezes mais poluente do que o dióxido de carbono (CO2). De acordo com o CAP, apenas as emissões de campos onshore de óleo e gás somaram o equivalente a 48 milhões de toneladas métricas de CO2.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of