faixa - nao remover

CONSELHO DA PETROBRÁS PODE ACEITAR MUDANÇA NA METODOLOGIA DOS AUMENTOS NOS COMBUSTÍVEIS

A diretoria da Petrobrás apresentou ao Conselho de Administração uma nova metodologia para reajuste dos combustíveis. A queda no lucro no 3º trimestre e as necessidades financeiras depois da vitória do leilao do Campo de Libra foram os grandes motivadores desta proposta. Agora, o conselho tem até 22 de novembro para analisar e se posicionar sobre a proposta. A intenção é dar maior previsibilidade ao alinhamento dos preços domésticos do diesel e gasolina às cotações internacionais dos dois produtos.

Num comunicado oficial, a presidente Graça Foster disse que ” Ainda que tenhamos tido 4 reajustes de preços de diesel e 2 de gasolina nos últimos 16 meses, totalizando 21,9% e 14,9% de aumento, respectivamente, a forte depreciação do real verificada desde maio de 2013, chegando a 22% de desvalorização, fez com que a defasagem voltasse a crescer”.

Graça Foster atribuiu a queda no lucro na passagem do segundo para o terceiro trimestre exatamente ao aumento da defasagem entre os preços praticados pela companhia e os do mercado internacional.
O volume total de vendas da Petrobras no mercado interno atingiu 2,909 milhões de barris diários no terceiro trimestre, o que corresponde a um aumento de 4,8% frente ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o indicador apresentou alta de 0,6%. Os números consideram a venda dos derivados, incluindo diesel, gasolina e nafta, além de gás natural e alcoóis e nitrogenados.

A comercialização de diesel, principal derivado vendido pela estatal, subiu 4,7% na comparação anualizada, para 1,031 milhão de barris diários. Em relação ao segundo trimestre, houve alta de 5%. Segundo a Petrobras, a alta se deu pela sazonalidade do consumo de óleo diesel, decorrente do plantio da safra de grãos de verão e da atividade industrial.

As vendas de gasolina somaram 587 mil barris diários no terceiro trimestre, contra 569 mil barris diários em igual período do ano passado. Ainda na comparação entre terceiros trimestres, as vendas totais ao mercado externo encolheram 18%, para 907 mil de barris diários. Com isso, as vendas totais da Petrobras no trimestre somaram 3,816 milhões de barris por dia, queda de 1,8% ante o mesmo intervalo de 2012. Em relação ao segundo trimestre de 2013, o indicador apresentou alta de 2%.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
assis pereira
Visitante
assis pereira

Não procede a declaração da Presidente da Petrobras, Graça Foster em afirmar que a Petrobras tem caixa suficiente pra honrar o pagamento extraordinário de R$ 6 bilhões de reais no curtíssimo prazo de 40 dias apos o leilão, sem necessidade de aumento dos combustíveis. Ha que ser considerado os problemas recentes de caixa da Estatal, de pleno conhecimento do mercado: aquisição de derivados carburantes no mercado internacional revendidos com prejuízo no mercado interno, o elevado custo de investimento no pre-sal, gastos irrecuperáveis na aquisição da refinaria de Pasadena EUA, fatores esses que culminaram com o rebaixamento da classificação da Estatal… Read more »