CONSÓRCIO NORTE ENERGIA FAZ ALTERAÇÕES NAS CASAS DOS DESALOJADOS DE BELO MONTE
Para acelerar a construção das casas para a população que será deslocada, o consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina Belo Monte, decidiu fazer algumas alterações. Em vez de alvenaria, será usado concreto moldado, bem mais caro, porém mais prático.
Além disso, o consórcio decidiu alterar e padronizar o tamanho das casas, que passarão de 60 a 78 m², para 63 m². Segundo Antônio Kelson, diretor de engenharia e construção da Norte Energia, a padronização vai acelerar a construção mas, ao mesmo tempo, permitir maior qualidade. A área de 300 m² para cada casa foi mantida.
Para o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, que se opõe à usina, a população está sendo desrespeitada, e as casas já construídas estão rachando. O consórcio, por sua vez, defende que as rachaduras, encontradas em uma das residências, ocorreram devido à serviços de pavimentação na rua próxima ao imóvel, ocorridos durante as obras.
No total, cerca de 7mil famílias serão removidas para as operações da Usina Belo Monte até julho de 2014. Desse total, 4,1 mil escolheram morar nas casas oferecidas pela Norte Energia. As demais, devem receber indenizações.
Deixe seu comentário