faixa - nao remover

EQUINOR, EXXONMOBIL E PETROGAL APRESENTAM MELHOR OFERTA POR UIRAPURU. PETROBRÁS DECIDE ENTRAR NO CONSÓRCIO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) – 

01

A disputa começou intensa e acirrada. O primeiro bloco ofertado na 4ª rodada do pré-sal foi Uirapuru, na bacia de Santos, e atraiu quatro consórcios, todos com grandes petroleiras internacionais. Quem levou a melhor foi o grupo formado por Equinor – antiga Statoil – (28%), ExxonMobil (28%) e Petrogal (14%), que apresentou uma oferta de 75,49% de excedente em óleo para União. Este foi um dos blocos em que a Petrobrás manifestou o interesse em ser operadora, com participação mínima de 30%. Mas como a estatal não fez parte do consórcio vencedor, a companhia teve um prazo para decidir se iria ingressar no grupo ou não. Após 15 minutos de avaliação, a petroleira anunciou que iria participar do grupo.

Caso a Petrobras decidisse não compor o consórcio vencedor, a Comissão Especial de Licitação (CEL) divulgaria os novos percentuais de participação das licitantes e a nova operadora.

A princípio, a Petrobrás fez um lance juntamente com Total (20%) e BP Energy (35%). Nesse caso, a estatal brasileira teria uma fatia de 45% de participação. As companhias apresentaram uma oferta de 72,45% de excedente em óleo. Os demais consórcios participantes foram compostos da seguinte maneira: CNODC (30%) e CNOOC (40%); e Chevron (20%), QPI (20%) e Shell (30%).

Para o leilão de hoje, serão ainda oferecidas as áreas de Itaimbezinho, Três Marias e Dois Irmãos, nas bacias de Campos e Santos. A área de Saturno, inicialmente prevista para a licitação, foi retirada, atendendo à solicitação do Ministério de Minas e Energia, e  incluída na 5ª Rodada de Partilha, prevista para o dia 28 de setembro. Além de Uirapuru, a Petrobrás havia manifestado o interesse em exercer o direito de preferência de ser operadora nas áreas de Três Marias e Dois Irmãos.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Vejam as contradições da atual gestão da Petrobras. Vendem Carcará onde tinha 66% da sob regime de concessão no Bloco BM-S-8, e um bom prospecto chamado Guanxuma (já em perfuração) e reservas provadas e comprovadas (ainda não formalizados) pela perfuração de 3 poços, e interpretações calcadas nos gráficos de pressão indicativos da existência de petróleo em volume mui superior ao ora constatado. Venderam alegando que o ativo Carcará fugia à padronização com os outros ativos que detinha no Pré-Sal. Ato seguinte deixa de participar do Leilão de Carcará Norte pelas mesmas razões. Agora, em Uirapuru, absolutamente alinhado geologicamente e com… Read more »