faixa - nao remover

CONSTELLATION ADOTA NOVA FERRAMENTA DIGITAL PARA PREVENIR ACIDENTES EM SONDAS DE PERFURAÇÃO

LAGUNA-STARA Constellation adotou um sistema de Intelligent Video Analytics (IVA) para detectar, monitorar e quantificar condições e atos inseguros e prevenir acidentes nas rotinas de trabalho dos colaboradores embarcados. A solução, pioneira em seu uso operacional em ampla escala no segmento de drilling no Brasil, foi desenvolvida pela Metta Innovations no Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes). A tecnologia começou a ser implementada no navio-sonda Laguna Star, em fevereiro de 2022, e já está presente nas embarcações Gold Star, Lone Star, Amaralina Star e Brava Star (ainda em fase piloto).

O IVA consiste em um sistema para análise de vídeo inteligente e de monitoramento em tempo real de eventos, situações de risco e pessoas envolvidas no ambiente de trabalho por meio de câmeras de alta resolução instaladas nas embarcações da Constellation. Os equipamentos são alocados em pontos estratégicos das plantas, como áreas de movimentação de carga e saída do casario.

Por meio de modelos de Inteligência Artificial e algoritmos de Machine Learning é possível emitir automaticamente alertas sobre identificação do uso incorreto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e aviso de colaboradores em zonas de exclusão (red zone), além de estatísticas para agilizar a tomada de decisões e prevenir possíveis incidentes. O sistema ainda pode ser customizado para identificação de colaboradores sob uma carga ou até eventual identificação de colaboradores caídos no chão.

Uma vez detectada a situação insegura, o sistema notifica o colaborador responsável pela supervisão da atividade a bordo da unidade, bem como emite um alerta integrado por um canal seguro direcionado aos centros de controle da Constellation e do cliente, reforçando ainda mais as barreiras de segurança de outros sistemas como Step-7, Design of Work e Bow-tie dinâmico.

De forma prática, o sistema gera um alarme sonoro e um alerta visual no console do passadiço no caso de detecção de desvio, com a marcação temporal, a descrição da situação de risco e o frame da imagem que gerou o alerta. As informações são disponibilizadas em telas dedicadas ao monitoramento e também no padrão WITSML (Wellsite Information Transfer Standard Markup Language), que pode ser utilizado para integração com um sistema de gestão ou monitoração.

A tecnologia funciona em tempo integral (24 horas por dia, 7 dias por semana) e é capaz de identificar os desvios inclusive em situações adversas de iluminação e clima. A implantação de medidas de controle, o monitoramento e o gerenciamento dos dados gerados no sistema aumentarão a segurança ocupacional e das operações como um todo da companhia, provendo suporte quantitativo e qualitativo às decisões da equipe de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of