CONSTRUTORAS BARBOSA MELLO E ENGEFORM TOCARÃO AS OBRAS DA NOVA PISTA DO AEROPORTO DE MACAÉ
A concessionária Zurich Airport Brasil, que administra os aeroportos de Macaé, Florianópolis e Vitória, assinou um contrato com as construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia para as obras da nova pista do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, localizado na cidade de Macaé (RJ). O investimento da concessionária suíça é de R$ 220 milhões. A obra está prevista no contrato de concessão do aeroporto, como contrapartida a ser executada pela administradora do aeroporto, com prazo de execução de até 2 anos. O consórcio de construtoras estima a geração de cerca de 380 empregos diretos e indiretos. Mesmo com a obra em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuarão operando de maneira regular.
As contratadas serão responsáveis pela implantação da nova pista de pousos e decolagens, incluindo as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento. Também faz parte do escopo a relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal.
A obra incluirá ainda a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa. A nova pista terá extensão de 1.410 metros e permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte, como o jato EMB 195, mudando a categoria da base aeroportuária. A previsão de início dos trabalhos é junho deste ano.
“A nova infraestrutura de pista visa atender o crescente potencial da operação offshore na Bacia de Campos e irá contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento da cidade, aliando a vocação turística da Costa Fluminense a um aeroporto adequado para operação offshore e comercial” afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.
Hoje, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região, o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão ao grupo suíço, em 2019.
A PISTA DE POUSO E DECOLAGEM DEVERIA SER REVISTA PARA PELO MENOS 2.300 METROS !!!! . PARA POUSOS DE GRANDES AERONAVES DE CARGAS OFFSHORE!!!!.