CONSTRUTORAS PARALISAM OBRAS NA HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO
As obras de construção da hidrelétrica de Santo Antônio serão paralisadas nesta semana. Segundo as empresas responsáveis pelas obras, a Santo Antônio Energia informou que não tem mais recursos para pagar os gastos. “O Consórcio Construtor Santo Antônio esclarece que está iniciando um plano de desmobilização, com a consequente paralisação das atividades da obra e da fabricação dos equipamentos eletromecânicos, até que seja regularizada a situação”, informou, em nota, o consórcio.
O consórcio responsável pelas obras é formado por Odebrecht (60%) e Andrade Gutierrez (40%), que também são sócias da concessionária Santo Antônio Energia, que vai explorar a usina pelos próximos 30 anos. Os integrantes do grupo são Furnas, fundo Caixa FIP Amazônia Energia e Cemig.
Devido a dívidas com a compra de energia no mercado de curto prazo, a Santo Antonio Energia corre o risco de ser desligada da Câmara de Comercialização de energia Elétrica (CCEE), ficando impedida de comercializar energia no país.
Cerca de 10 mil operários trabalham atualmente no canteiro de obras da hidrelétrica. Quando estiver pronta, Santo Antônio terá capacidade de 3,5 mil MW, o que já a caracteriza como uma usina de grande porte. Atualmente, 31 de suas 50 turbinas estão em operação comercial.
Typical Tory arrneaocg: game the system to put your pawns in charge of the local elections, and smear anyone who points out the conflict of interest.I would expect this kind of crap from the feds, but not in Alberta. We need a real change from this tired old guard — now.