faixa - nao remover

DELEGAÇÃO BRASILEIRA CONTA COM MAIS DE 320 INSCRITOS PARA A OTC 2013

Por Rafael Godinho (rafael@petronoticias.com.br) – 

Falta menos de uma semana para o início da OTC 2013. A maior conferência mundial do setor de Óleo&Gás vai ocorrer entre os dias 6 e 9 de maio e receberá executivos e autoridades do mundo inteiro voltados à cadeia de petróleo e gás natural. Para saber mais sobre a delegação brasileira organizada especialmente para o evento, falamos com Regina Cunha, que atua no Consulado Americano no Rio de Janeiro como Assessora Sênior para Assuntos de Energia do Departamento de Comércio dos EUA. Segundo ela, o número de inscritos na delegação para a mega conferência internacional já superou o ano de 2012, e passa de 320 executivos. Regina também cuida dos contatos comerciais entre empresas americanas e brasileiras. De acordo com ela, a procura das empresas estadunidenses de Óleo&Gás por negócios no Brasil tem crescido nos últimos anos, devido aos investimentos da Petrobrás.

Como tem sido a procura para OTC 2013? A delegação brasileira já conta com quantos participantes?

A procura foi excelente. A nossa delegação fechou com 323 inscritos.

A edição 2012 teve quantos participantes brasileiros?

Na OTC de 2012 estiveram presentes 1.386 brasileiros, sendo 231 recrutados através da delegação do Consulado Americano/US Commercial Service. De acordo com a OTC, em 2012, o Brasil ficou em quarto lugar em termos de delegações estrangeiras, atrás dos seguintes países: UK, China e Nigéria.

Qual país tem a maior delegação para a OTC 2013?

Essa informação só será divulgada pela OTC, mediante nossa solicitação, após o término da feira, quando a OTC elaborar as estatísticas de visitantes por países.

Qual tem sido a maior preocupação do Consulado Americano no Brasil nessa reta final para o começo da OTC 2013?

Já enviamos a todos os participantes de nossa delegação as instruções de retirada dos crachás, mediante os números de inscrição, que também já informamos a todos. Estamos agora priorizando a participação dos brasileiros no programa Business-to-Business Matchmaking (B2B) com as empresas americanas.  Como essa participação exige que a pessoa se cadastre online, através de um link específico que já disponibilizamos, estamos reforçando essa chamada.   

Qual é a maior expectativa dos executivos em relação à conferência? O que eles mais procuram no evento?

Acredito que eles procuram novas tecnologias que poderão ser importadas e/ou possibilidades de parcerias com empresas americanas.

A delegação brasileira para a OTC conta com participantes de quais estados brasileiros?

De vários, dentre eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais, mas a grande maioria é do estado do Rio de Janeiro.

Quais foram as empresas americanas de Óleo&Gás que abriram unidades no Brasil mais recentemente? E quantas estão formando parcerias com empresas locais ou assinando acordos de representação?

Temos conhecimento de várias empresas americanas que abriram unidades, escritórios, ou se associaram com empresas brasileiras nos últimos anos, como a Swanson Industries, Central Resources, a Fluor, a McDermott, Edison Chouest, a C&C Technologies, Tiger Tank, Ametek, Superior Energy, Thurstmaster, L3 Communications, dentre outras.  Mas nem todas as empresas americanas nos procuram para nos informar se estão se instalando no Brasil; dessa forma, o U.S. Commercial Service não dispõe de dados oficiais a esse respeito. Vale citar as grandes fabricantes americanas, que já estão no Brasil há muito tempo, mas que estão abrindo centros de pesquisa tecnológica, como é de conhecimento geral, ou expandindo suas fábricas (ex.:  GE, Caterpillar, Baker Hughes, FMC, Oceaneering, Cameron e várias outras).

Há empresas que fizeram o movimento contrário, ou seja, saíram do Brasil ou desfizeram parcerias?

Não dispomos desses dados.

Qual é o maior atrativo para as empresas americanas se estabelecerem aqui?

As empresas americanas fornecedoras de bens e serviços para o setor de petróleo e gás têm demonstrado muito interesse no mercado brasileiro devido aos investimentos por parte da Petrobrás e de outras operadoras.  A procura das empresas americanas pelo Brasil aumentou bastante nos últimos anos.  Desde mais ou menos 2005, quando tivemos um primeiro estande de empresas do estado da Louisiana, na feira Brasil Offshore em Macaé, temos tido a presença crescente e constante de expositores americanos, de diversos estados, nas principais feiras do setor como a Rio Oil and Gas, Brasil Offshore e OTC Brasil. 

Quais os maiores cuidados que uma empresa americana tem ao fazer negócios no Brasil?

De nossa parte, prestamos aconselhamento comercial às empresas americanas que nos procuram para tirar dúvidas sobre o ambiente de negócios no Brasil. Frequentemente sugerimos que elas busquem parcerias com empresas brasileiras que já detém conhecimento do mercado nacional. Para tanto, o U.S. Commercial Service oferece esses serviços de identificação de parceiros e/ou representantes no Brasil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of