RELATÓRIO DA EPE APONTA AUMENTO DE 2% NO CONSUMO DE ENERGIA EM OUTUBRO
O consumo de energia elétrica em outubro deste ano, segundo relatório desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apresentou ligeiro aumento de 2%, em relação ao mesmo mês de 2013. O maior destaque fica para o aumento do consumo comercial, que teve seu maior crescimento nos últimos sete meses, crescendo 7,6%. O consumo residencial também aumentou em 5,2%, enquanto o consumo industrial e no mercado livre apresentaram queda, de 4,6% e 7,2%, respectivamente.
O aumento de temperatura no mês, ficando entre 5 e 10º acima da máxima normal climatológica na região entre o Paraná e o Mato Grosso, foi uma das razões do aumento do consumo energético.
Os novos consumidores também vêm alavancando o consumo de energia, havendo uma média mensal de 180 mil novas ligações em 2014. O consumo médio de cada residência, no entanto, se mantém estável desde o início do ano, ficando em 166 kWh.
A redução no consumo industrial foi maior no setor metalúrgico, caindo em 18,4%. A queda mais acentuada foi registrada no Maranhão, onde o setor metalúrgico consumiu 52,3% menos energia que em outubro do último ano.
O consumo acumulado nacional de janeiro a outubro totalizou 393.401 GWh, aumento de 2,4%. De forma geral, os mercados cativos de maior porte apresentam taxas de crescimento menores, positivas e mais estáveis, uma vez que se encontram mais consolidados. Por exemplo, os três maiores estados consumidores cativos – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, que representam quase metade do total, tiveram aumento médio de 3,9%, abaixo da média nacional de 5,2%.
Deixe seu comentário