CONSUMO DE ENERGIA CRESCE 5,1% EM JULHO
O consumo de eletricidade em julho cresceu 5,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. A informação é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo dados divulgados pelo órgão, o consumo residencial foi o setor que impulsionou a elevação, crescendo 8,2% no período. Enquanto isso, também no mês de julho, os segmentos comercial e industrial registraram crescimento de 7,1% e 1,9%, respectivamente.
O crescimento no consumo residencial está associado ao aumento da utilização de eletrodomésticos. De acordo com a PMC/IBGE, as vendas dos aparelhos acumulam expansão de 8,8% em 12 meses (findos em junho). A região que registrou maior crescimento foi a Norte (+13,1%) principalmente por conta da expansão da base de consumidores (+6,5% em relação a julho de 2012). No ano, o consumo doméstico cresceu 6% no acumulado em 12 meses.
No setor de comércio e serviços, houve um aumento de 7,1% no mês de julho, comparado ao mesmo mês no ano passado. Já o consumo industrial apresentou o pior desempenho, crescendo 1,9% em julho, mas registrando queda de 0,2% no acumulado. A atuação do setor ainda se mostra ressentida com a crise econômica mundial. Setores da metalurgia básica, alumínio, siderurgia e o de ferroligas estão operando sistematicamente com baixos níveis de utilização da capacidade instalada.
Deixe seu comentário