CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL CAI 2,2% EM MAIO
O consumo de energia elétrica dá sinais de ter sido afetado pelo quadro de recessão econômica e de tarifas mais altas no Brasil. Segundo dados divulgados nesta semana pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo nacional caiu 2,2% no último mês de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos primeiros cinco meses de 2015, o total registrado acumulou uma queda de 0,9% no comparativo com 2014, em uma redução de 1.838 GWh.
O total consumido no país chegou a 38.196 GWh em maio. A queda no consumo industrial continua acentuada, segundo os valores publicados pela EPE: em relação a maio do último ano, a queda agora foi de 4,2%. Essa redução vem como reflexo de um desempenho fraco na indústria, que tem reduzido suas produções em resposta a uma menor demanda do mercado interno brasileiro.
Essa retração foi mais acentuada no setor automobilístico, que decresceu em 14% sua demanda por energia. A área de metalurgia, por sua vez, segmento de maior consumo energético, apresentou uma redução de 11%. Apenas 8 setores, dos 36 analisados pela EPE, apresentaram crescimento na demanda energética.
O consumo residencial acompanhou o quadro de reduções. No mês de maio, seu total consumido caiu 2,5%, atingindo a marca de 10.610 GWh. O segmento comercial, no entanto, apresentou um crescimento leve de 0,5%, em total de 7.296 GWh.
Deixe seu comentário