CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA CRESCE 1,4% EM JULHO
O consumo de eletricidade no país aumentou em julho. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o crescimento atingiu 35,9 mil gigawatts-hora (GWh), 1,4% em relação a julho de 2011. O segmento de comércio & serviços manteve ritmo forte de crescimento, de +6,6%. Em compensação, a indústria registrou queda pelo segundo mês seguido. Dessa vez, atingiu -1,6%.
O desempenho da demanda por eletricidade nos estados da região Nordeste se destacou. De acordo com o relatório da EPE, desde o início do ano o consumo de energia elétrica no Nordeste aumentou 5,8%. A taxa fez subir a média de desempenho nacional no mesmo período, que foi de +3,8%. Porém, o consumo industrial nordestino caiu 3,4%. O mau resultado foi em grande parte motivado pela expressiva retração da produção de alumínio no Maranhão, além da diminuição da produção de indústrias dos setores químico e metalúrgico na Bahia, onde o recuo do consumo industrial foi de 0,6%.
Apenas as regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram variação positiva comparado a julho de 2011. No Sul, apenas o Rio Grande do Sul observou retração no consumo industrial (-3,1%), devido à forte estiagem, que prejudicou as safras e comprometeu os resultados da indústra. Já no Centro-Oeste, a expansão foi significativa, de 13,9%, por causa do ingresso, ao longo de 2011, de importantes cargas do setor extrativo e metalúrgico em Goiás. Só no Distrito Federal o consumo industrial recuou, porém como sua participação no total da região é pequena (menos de 10%), não causou impacto significativo no resultado regional.
Deixe seu comentário