CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA CRESCE 2,2% EM 2014
O ano de 2014 fechou com crescimento de 2,2% no consumo de energia elétrica, alcançando a marca de 473,4 TWh (473 mil GWh), segundo dados da Resenha Mensal desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esta foi a menor taxa de crescimento desde 2009, quando houve uma retração de 1,1% por conta da crise global que se instaurou no fim de 2008.
A indústria teve o pior desempenho frente as expectativas. A previsão era de que o consumo industrial recuasse no segundo semestre em relação ao mesmo período de 2013, mas foi mais acentuado ainda, ficando em taxa negativa de 5,4% nos últimos seis meses do ano. O consumo previsto para o ano de 186,9 TWh foi frustrado, ficando 2,2 TWh abaixo, o equivalente à geração anual de uma usina hidrelétrica de 450 MW.
O maior consumidor, no entanto, foi confirmado. O segmento de comércio e serviços apresentou o maior aumento no consumo de energia. Ao longo de 2014, com exceção dos meses de junho e dezembro, o crescimento do consumo de energia no segmento sempre foi de pelo menos 6%.
No segmento residencial, a quantidade de energia elétrica utilizada pelas famílias brasileiras alcançou 132.049 GWh . Para alcançar esse número a expansão da renda e intensificação do uso de condicionadores de ar colaboraram muito, evidenciado pelo expressivo consumo de energia nos meses de janeiro e fevereiro.
Deixe seu comentário