CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ABRIL SE MANTÉM ESTÁVEL
O consumo de energia elétrica no mês de abril se manteve estável em comparação ao mês anterior, apresentando ligeiro aumento de 0,3%, alcançando 39.560 GWh. Os dados foram divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que também destacou em seu relatório uma leve queda de 0,4% no consumo do ano e aumento de mesmo percentual nos últimos doze meses.
A região Sudeste foi a única que não apresentou aumento no consumo de energia, mesmo concentrando 50,7% de todo o consumo nacional. Nos estados do Rio, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais a demanda caiu 1% em relação a abril de 2014.
O consumo industrial de energia recuou 3,8% no último mês. Os principais setores responsáveis foram o metalúrgico (-14,4%) e automotivo (-8,2%). Somente um setor apresentou um aumento significativo no seu consumo, extração de minerais metálicos, com crescimento de 11,4%.
No segmento residencial e comercial, consumiram 18.878 GWh, aumento de 3% em relação a igual mês do ano anterior. Segundo a EPE, os condicionantes econômicos relacionados ao consumo das famílias, como emprego, renda disponível e acesso ao crédito vêm influindo no comportamento do consumidor de energia. Para embasar a teoria, o relatório apresenta um estudo da Confederação Nacional do Comércio, que mostra a intenção de consumo das famílias 18% menor que em abril do ano passado.
Deixe seu comentário