CONSUMO DE ENERGIA SOBE 1,4% NO BRASIL, APESAR DE ESTAGNAÇÃO NA INDÚSTRIA
O consumo de energia elétrica cresceu 1,4% no Brasil em setembro, em relação ao mesmo mês de 2015, atingindo um total de 38.259 gigawatts-hora (GWh). A alta foi puxada principalmente pelo consumo doméstico, enquanto a indústria ficou praticamente estagnada, com queda de 0,1%.
As residências apresentaram um aumento de 4,6% no mês, sétima alta mensal consecutiva. As regiões Sudeste (+5,7%), Nordeste (+5,2%) e Sul (+4,4%) se destacaram no mês nessa classe de consumo.
O segmento comercial teve queda de 1% no período, com o pior recuo, e de 2,1% no trimestre, “ainda refletindo o cenário econômico desfavorável de queda na renda real, aumento do desemprego e de condições de crédito adversas”, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou os números.
A estagnação do consumo na indústria, de acordo com a EPE, deu-se em função de aumentos no consumo de eletricidade em alguns segmentos de uso intensivo de energia, como os setores metalúrgico, de papel e celulose, têxtil, químico, alimentício e automotivo.
Deixe seu comentário