CONSUMO DE GÁS NATURAL CRESCE 15,4% NO BRASIL EM JANEIRO
A utilização de gás natural no território brasileiro registrou um crescimento de 15,4% entre os meses de janeiro de 2014 e 2015, chegando ao consumo de 78,1 milhões de metros cúbicos diários. É o que aponta um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) . Boa parte desse aumento se deu pela continuidade no consumo de gás natural no despacho termelétrico, que apresentou uma subida de 54% durante o período, atingindo a marca de 34,8 milhões de metros cúbicos por dia em janeiro desse ano.
Por outro lado, os setores comercial e industrial apresentaram oscilações menos expressivas. O industrial cresceu cerca de 1,2% ao longo dos doze meses, enquanto o comercial teve uma retração de 1,5% se comparado ao consumo em janeiro de 2014. Já a utilização residencial do gás despencou cerca de 30,6%, por conta da crise hídrica na região Sudeste, maior mercado de consumo, e da sazonalidade do período de férias. Outro setor que registrou retração foi o automotivo, com um consumo 8% menor do que no ano anterior.
O presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon (foto), aproveitou a divulgação do levantamento para defender a viabilização do ingresso do gás natural na matriz energética do país. “O incentivo à geração distribuída e à cogeração a gás natural reduziria o custo da geração termelétrica e elevaria a eficiência na geração de energia no país”, alegou.
Deixe seu comentário