faixa - nao remover

CONSUMO DE GÁS SOBE PUXADO PELO SETOR ELÉTRICO, MAS AINDA ESTÁ DISTANTE DOS NÚMEROS DE 2015

augusto-salomonO setor elétrico impactou levemente o consumo de gás natural no mês de setembro, somando 62,99 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, com uma alta de 1,6% em relação a agosto, mas os números ainda seguem bem abaixo dos de 2015. Para se ter ideia, em relação a setembro do ano passado a queda é de 19,9%.

As principais razões para este hiato entre os dois anos, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que fez o levantamento junto a concessionárias em 20 estados, são a desaceleração da indústria e o desligamento de térmicas no período.

A associação apontou ainda que a demanda por energia que gerou o leve aumento em relação a agosto se deu principalmente no Sudeste e no Nordeste – a geração elétrica entre agosto e setembro teve um impulso de 9,7%, saindo de 18,3 para 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Já no segmento industrial, o recuo em setembro foi de 1,8% em relação a agosto e de 9,3% na comparação com o mesmo período de 2015, reflexo da estagnação da economia brasileira.

“Estamos em um importante momento de transição no setor de gás natural. O Ministério de Minas e Energia vem discutindo com o setor a elaboração das novas diretrizes e a Abegás apresentou recentemente as suas propostas para o Programa ‘Gás para Crescer’. No nosso entendimento, a adoção de mudanças que estimulem o setor são estratégicas para a atração de novos agentes e investidores nessa cadeia produtiva, criando condições para a retomada da atividade econômica e a geração de empregos e renda”, afirmou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of