faixa - nao remover

CONTEÚDO LOCAL ABAIXO DO ACORDADO PARA A 5ª RODADA DO PRÉ-SAL PODE ACABAR NA JUSTIÇA SE A ANP NÃO RECUAR

wwwwwNão vai acabar bem a 5ª Rodada de Partilha da Produção. Aliás, não vai acabar bem, não, Não vai nem começar bem. A ANP realizou, na sexta-feira 13, uma audiência pública para obter subsídios e informações adicionais sobre o pré-edital e as minutas dos contratos da rodada. Os documentos ficaram em consulta pública de 29/6 a 11/7, período durante o qual foram recebidas 414 contribuições. No evento, a Agência apresentou as sugestões recebidas durante a consulta, as principais alterações do pré-edital e das minutas dos contratos com relação a rodadas anteriores, aspectos dos blocos oferecidos na rodada, o cronograma de atividades e detalhou cada fase da licitação até a assinatura dos contratos.

Agora,  a  divulgação das minutas de contrato e do pré-edital de Partilha de Produção no Pré-Sal  deixou  todo mundo do setor naval irritado e com a pulga atrás da orelha. Principalmente em referência ao conteúdo local  dos equipamentos e prestadores de serviços.As regras apresentadas no pré-edital não contemplam os 40% de conteúdo local mínimo. Na 5ª Rodada, serão ofertadas as áreas de Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde. O mínimo de compras no mercado interno caiu para 25%. Originalmente, o conteúdo local mínimo chegava a 65%. Os sindicatos argumentam que, após longa negociação com a ANP, houve consenso nos 40% para os contratos já firmados e para as rodadas futuras.Mas uma vez a ANP houve a maioria e se decide pela minoria. Não é a primeira vez. Parece a ANS, que se só arbitra em direção às empresas dos planos de saúde. Neste caso, na ANP,  toda decisão é pró-petroleira. A coisa, se não mudar, vai acabar nas barras dos tribunais.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Antonio Araujo Dantasalex loz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
alex loz
Visitante
alex loz

Quem pariu Matheus (fiesp (pato amarelo lembram?, sinaval, abimaq, abemi, cni, etc etc etc) que o embale agora. O Brasil é do tamanho do seu empresariado – pequeno, mesquinho, quando não corrupto e entreguista. Vamos virar o queijo suíço, cheio de buracos e exportador de óleo bruto. Eterna colônia. Empregos? Riqueza? Geração de valor? Só na China.

Antonio Araujo Dantas
Visitante
Antonio Araujo Dantas

Onde estão os empregos gerados pelos leilões anteriores? Ninguém vê que estão vendendo o país? A mando de Serra, FHC, Temer e cia todo o futuro de uma nação está indo pelo ralo. A onda gerada pelas tantas plataformas que poderiam ser construídas aqui iria arrecadar mais que a venda dos poços, só estão fazendo isto porque precisavam “arrecadar” de uma nova fonte, após o Lava-Jato, e essa fonte foram as petroleiras estrangeiras, isso a PF não investiga, nem com os documentos apresentados pelo Assange (Wikileaks) de que Serra já negociava desde de 2010 com os Americanos.