CONTEÚDO NACIONAL AJUDOU BASE DE FORNECEDORES DA PETROBRÁS A CRESCER 165% EM NOVE ANOS
A política de conteúdo local adotada pelo Governo Federal em 2003, auxiliada pela descoberta do pré-sal, ajudou bastante a indústria brasileira a ampliar sua participação no mercado de óleo e gás, principalmente quando se trata da base de fornecedores da Petrobrás. Desde a mudança até hoje, a quantidade de participantes da base teve um crescimento de 165%, passando de 2 mil para 5,3 mil fornecedores.
A política vem sendo objeto de discussões recentemente, depois de a economia brasileira apresentar índices mais baixos, com um PIB fraco, mas a presidente da Petrobrás, Graça Foster, afirmou que a estatal não vai mudar sua forma de agir. “Não há nenhuma discussão, dentro da Petrobras, para redução ou aumento de conteúdo local”, afirmou durante a cerimônia de comemoração do Programa Progredir, em São Paulo.
Os números relativos às áreas de Exploração & Produção e de Abastecimento deram saltos na participação de fornecedores nacionais nos últimos anos. No E&P, apenas 18% dos fornecimentos eram providos por empresas brasileiras em 2003, enquanto hoje esse percentual passou para 55%. Já a área de abastecimento tinha cerca de 53% de fornecedores nacionais, enquanto em 2012 tem 90%.
A Queiroz Galvão Oleo e Gas é uma grande fornecedora de serviços a Petrobras. Fornece a 20 anos mão de obra e plataformas(sondas) não só a Petrobras com a QGEP.