COOPERSUCAR AVANÇA NO RESULTADO DA ÚLTIMA SAFRA E CHEGA A UM LUCRO LÍQUIDO DE R$ 119 MILHÕES

cccddcccO modelo de negócios da Copersucar avançou na safra 2019/2020 e apresentou maior consistência em qualidade e resultados, tanto nas operações diretas, como de subsidiárias e joint ventures, tendo registrado lucro líquido de R$ 119 milhões. A companhia também rompeu, pela primeira vez, a marca de R$ 30 bilhões de faturamento, crescimento de 5,1% em relação ao período anterior, o que confirma seu posicionamento destacado nos mercados mundiais de açúcar e etanol. Desde a safra 2009-2010, quando registrou R$ 3,8 bilhões, o faturamento da companhia se multiplicou por sete.

O resultado foi acompanhado pelo reforço da já robusta estrutura de liquidez, com incremento de 42% na posição caixa (de R$ 1,9 bilhão em março/19 para R$ 2,7 bilhões em março/20), além da manutenção da política de alongamento do perfil da dívida, com vencimentos de longo prazo permanecendo em patamares superiores a 80%. Luís Roberto Pogetti(FOTO PRINCIPAL), presidente do Conselho de Administração da companhia, disse que “Nos últimos anos, a Copersucar S.A, líder global na comercialização de açúcar e etanol, vem estruturando e aprimorando seu modelo de gestão através da constituição de uma plataforma de negócios integrada e global de açúcar, etanol e logística, combinada a um eficiente sistema de AAQAQparcerias. Essa estratégia foi mais uma vez exitosa na última safra, proporcionando crescimento sustentável e positivo em todas as unidades de negócio.”

O período em referência também foi de fortalecimento e amadurecimento da gestão da companhia, com uma transição estratégica no quadro diretivo concluída com sucesso neste ciclo. No final de 2018, João Roberto Teixeira assumiu a posição de presidente executivo da Copersucar.. Analisando o ambiente de negócios em sua primeira safra completa, João Teixeira(FOTO ABAIXO) afirma que “em um cenário bastante alcooleiro e de alta volatilidade, a Copersucar se mostrou resiliente tanto nas suas operações diretas quanto no desempenho de suas investidas. A companhia apresentou crescimento de qualidade e produtividade em todos os seus negócios, evidenciado mais uma vez a sua extraordinária flexibilidade e visão de oportunidades e indicando avanços de eficiência operacional”.

rffrfrfDesconsiderando os fatores extraordinários e não operacionais, o lucro líquido da operação atingiu a marca de R$ 136 milhões ao longo da safra, 31% a mais que a operação no ciclo anterior, reafirmando a consistência dos resultados da Companhia nos últimos anos. Com uma safra mais alcooleira, motivada pela extrema competividade do produto em relação à gasolina e pelo aumento da preferência do consumidor brasileiro pelo combustível, a companhia atingiu pela primeira vez o volume de vendas de 5 bilhões de litros de etanol de origem brasileira na safra 2019-2020, totalizando 14,2 bilhões de litros no mercado global (+2,3%), na combinação com as vendas de etanol de origem americana.

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