faixa - nao remover

COPEL SE VOLTA PARA GERAÇÃO TERMELÉTRICA COM NOVA USINA NO NORTE DO PARANÁ

Luiz Fernando Leone Vianna, Copel. Foto: DivulgaçãoAproveitando que o momento é bom para os donos de termelétricas, a Copel começa a se interessar pelo mercado, e planeja incluir nos leilões de energia este ano uma usina a carvão. O empreendimento ficará em Sapopema, norte do estado do Paraná, com 150 MW de capacidade instalada e investimento previsto em R$ 450 milhões.

O presidente recém empossado da Copel, Luiz Fernando Vianna (foto), declarou que a companhia está começando a preparar as licenças ambientais para poder participar do leilão. O carvão utilizado na usina virá de uma mina próxima, na qual a Copel tem participação minoritária.

A Copel também pretende iniciar, ainda este ano, a reconstrução da usina a carvão de Figueira, de 20 MW. A usina de Araucária, a gás natural, de 469 MW, trouxe bastante lucro para a companhia no último ano dada a estiagem que afetou as hidrelétricas, tanto que uma ampliação está sendo estudada.

O mercado hidrelétrico também está nos planos da Copel, que pretende participar do leilão de concessão da hidrelétrica de Parigot de Souza (260 MW), que terá seu contrato encerrado em julho de 2015. Luiz Fernando Vianna afirmou que a participação ou não no leilão depende do valor ofertado de preço-teto.

Investimentos em energias renováveis serão priorizados durante a gestão do novo presidente. Além de hidrelétricas, eólicas e energia solar também estão nos planos. No último ano, a companhia cogitou participar do primeiro leilão exclusivo para a fonte de energia, mas desistiu por considerar que o preço-teto não estava atraente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of