COPPE TERÁ CENTRO DE TESTES DE EQUIPAMENTOS PARA ÁGUAS PROFUNDAS EM ESCALA REAL
Em parceria com a Petrobrás, a Coppe/UFRJ construirá o maior centro hiperbárico do Brasil voltado para testes em escala real de equipamentos e estruturas de grande porte usadas na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. O centro terá uma área de aproximadamente 850 m² e tem inauguração prevista para 2016.
Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de novos sistemas capazes de suportar as condições adversas do ambiente marinho com lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade, o centro contará com duas câmaras hiperbáricas capazes de simular profundidades de até 13 mil metros. Nessas câmaras, serão testados e qualificados os equipamentos a serem utilizados na exploração do pré-sal brasileiro.
Na nova instalação, poderão ser desenvolvidas novas técnicas de manutenção e inspeção, conexões especiais e outros equipamentos da área de processamento submarino. De acordo com o professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe e coordenador do projeto, Ilson Paranhos Pasqualino, os testes dos próprios equipamentos que serão instalados no mar tornarão os resultados ainda mais confiáveis do que os realizados em escala reduzida.
As câmaras hiperbáricas instaladas no centro serão projetadas no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe. Pasqualino afirmou que o Brasil passará a ser um dos poucos países no mundo a dispor de um centro hiperbárico desse porte voltado para o setor de óleo e gás.
Deixe seu comentário