faixa - nao remover

COREANOS VENCEM A LICITAÇÃO PARA NOVAS UNIDADES NUCLEARES NA REPÚBLICA TCHECA, MAS WESTINGHOUSE E EDF PROTESTAM

piA  Westinghouse e a EDF pediram uma revisão do processo de licitação para novas unidades nucleares na República Tcheca. A Korea Hydro & Nuclear Power (KHNP) foi selecionada no mês passado como a licitante preferida para construção da quinta unidade na central nuclear de Dukovany, com opções para até mais três unidades – uma em Dukovany e duas na usina nuclear de Temelin. A Westinghouse emitiu um comunicado dizendo que havia entrado com um recurso com base em que a licitação exigia que os fornecedores certificassem que possuíam o direito de transferir e sublicenciar a tecnologia nuclear oferecida em suas propostas para a CEZ e fornecedores locais. “Os projetos de usinas APR1000 e APR1400 da KHNP utilizam a tecnologia Generation II System 80 licenciada pela Westinghouse. A KHNP não possui a tecnologia subjacente nem tem o direito de sublicenciá-la a terceiros sem o consentimento da Westinghouse. Além disso, apenas a Westinghouse tem o direito legal de obter a aprovação necessária do governo dos EUA para exportar sua tecnologia”, declarou a empresa.

Há uma disputa em andamento entre a Westinghouse e a KHNP sobre a questão dos direitos de propriedade intelectual, que é objeto de arbitragem internacional, um processo que, segundo a Westinghouse, não deve ser concluído antes do segundo semestre de 2025. Em outubro do ano passado, Westinghouse, EDF e KHNPNUC apresentaram suas propostas  A Westinghouse estava propondo seu AP1000, a EDF estava propondo seu reator EPR1200, a KHNP estava propondo seu APR1000. Mas em fevereiro o governo tcheco anunciou que estava mudando a licitação para ser ofertas vinculativas para quatro novas unidades, com a Westinghouse não incluída porque “não atendia às condições necessárias”.

O primeiro-ministro Petr Fiala explicou na época que a decisão de mudar para ofertas vinculativas para todas as quatro unidades foi resultado da licitação original, sugerindo que a contratação de quatro unidades, em vez de ter processos separados, poderia ter um benefício de 25% em termos de custos. Em julho, ele anunciou a KHNP como a licitante preferida, com negociações de contrato para começar com o objetivo de assinar contratos para a unidade inicial até o final de março de 2025 – a meta para a operação de teste da primeira nova unidade é 2036 com operação comercial em 2038. Ele disse que a proposta vencedora “com base na avaliação de especialistas, ofereceu melhores condições na maioria dos critérios avaliados, incluindo o preço”. A proposta da KHNP foi para um custo de cerca de US$ 8,6 bilhões, se duas unidades fossem contratadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of