COREIA DO SUL RENOVA ACORDO SOBRE RESÍDUOS COM A AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA
A Agência Coreana de Resíduos Radioativos (KORAD) concordou em estender sua cooperação existente e acordos práticos com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O acordo e arranjos práticos foram assinados por Cha Sung-soo, presidente da KORAD, e Mikhail Chudakov, vice-diretor geral da AIEA e chefe do departamento de energia nuclear da agência, durante a realização da 62ª Conferência Geral da AIEA, que está sendo realizada em Viena, capital austríaca, que vai até a próxima sexta-feira(21). Após assinar originalmente um acordo prático em 2015, a KORAD ampliou as trocas internacionais enviando pessoal à AIEA para treinar especialistas em gerenciamento de resíduos radioativos e intercâmbio internacional de tecnologia, e para executar projetos relacionados ao descarte de resíduos de alto nível.
Depois da assinatura do acordo, Mikhail Chudakov disse que: “A gestão segura de resíduos de alto nível e a aceitação do povo são questões que a comunidade internacional deve considerar em conjunto”. Cha Sung-Soo afirmou que “Vamos trabalhar em estreita colaboração com a comunidade internacional para melhorar as capacidades de gestão de segurança dos Estados membros da AIEA, incluindo a Coreia, através da cooperação”.
A KORAD é uma organização quase governamental que foi criada em janeiro de 2009 como a agência nacional da Coreia do Sul para o gerenciamento de resíduos radioativos. É responsável pelo transporte, armazenamento, tratamento e eliminação de resíduos, bem como pela seleção do local, construção, operação e gerenciamento pós-fechamento da instalação de gerenciamento de resíduos. Ele está sob o Ministério do Comércio, Indústria e Energia.
Deixe seu comentário