CORRESPONDÊNCIAS INTERNAS DA ODEBRECHT REVELAM PODER DA EMPRESA NOS GOVERNOS LULA E DILMA
As revelações de correspondências internas da Odebrecht obtidas nas apreensões da Operação Lava Jato chocam o mercado e constrange muitas pessoas envolvidas. Faz Marcelo Odebrecht parecer um Dom dos filmes mafiosos de Holywood. Era tamanha a influencia que exercia durante os governos Lula e Dilma, que até ingerência na escolha escolher nomes para assumir o Ministério das Minas e Energia veio à tona. Na tarde desta quarta-feira, outras mensagens internas envolvendo Marcelo e os seus diretores Rogério Araújo e Marcio Faria, trouxeram outras informações, como as da ex-presidente da Petrobrás Graça Foster, quando fez críticas internas a uma “quadrilha” existente na estatal. Ela teria afirmado que os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque se beneficiaram do esquema de corrupção, segundo as mensagens por e-mails trocados entre executivos da Odebrecht.
As afirmações são de Rogério Araújo, um dos dirigentes da empreiteira preso na Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobrás. Ele conversa com Marcelo Odebrecht enviando mensagens escritas em julho de 2014 –época em que Graça ainda estava à frente da estatal, enquanto Costa, ex-diretor de Abastecimento, estava preso. De acordo com o executivo da Odebrecht, uma das testemunhas arroladas por Costa para depor em sua defesa, o funcionário da Petrobrás Wilson Guilherme Silva, gerente do setor abastecimento da empresa à época, foi interpelado por Foster, então presidente, sobre uma audiência. Graça teria dito a ele: “Pense bem no antes de ir e se definir em que quadrilha você pertence”. Em outra ocasião, a ex-presidente teria afirmado, segundo o relato do executivo, que não poderia defender o trabalho da diretoria anterior da Petrobrás em relação à refinaria porque Costa se beneficiou e Duque, ex-diretor de Serviços, levava dinheiro para partido.
Marcelo Odebrecht manifestou preocupação com a posição de Graça: “Ela quer detonar o PR – Paulo Roberto – Não apenas não ajudar, como atacar? isto é suicídio, só vai prejudicar governo e empresa.” Rogério Araújo responde dizendo que Graça vinha “detonando” Duque, Nestor Cerveró e o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli. os dois últimos, com “comentários ruins” em relação à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
A Odebrecht divulgou uma nota tentando explicar a revelação do conteúdo desses e-mails internos : “lamenta as interpretações distorcidas e descontextualizadas”. O Petronotícias ligou para o telefone de Graça Foster, mas não conseguiu contato.
Surgem revelações e evidências a cada dia, mas a lama é tanta e tão generalizada que já esta deixando de ser notícia, e o pior as pessoas já estão considerando normais, e a nossa “justiça” simplesmente não se interessa.