CORTE DO FORNECIMENTO DE GÁS DA RÚSSIA E DISPARADA NOS PREÇOS COMPROMETE PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES NA EUROPA | Petronotícias





CORTE DO FORNECIMENTO DE GÁS DA RÚSSIA E DISPARADA NOS PREÇOS COMPROMETE PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES NA EUROPA

FERNANDODados divulgados pela Fertilizers Europe, entidade que representa a maior parte dos produtores de fertilizantes do continente europeu, indica que cerca de 70% da capacidade de produção do insumo foi suspensa em função da falta e do aumento dos preços do gás natural, por conta do corte do fornecimento da Gazprom. Os reajustes impactam especialmente as indústrias de fertilizantes nitrogenados, já que o gás natural é utilizado pelo setor como matéria-prima e fonte de energia. Quase 40% da demanda da Europa era suprida pelos russos. Para Fernando TallaricoCEO da Aguia Fertilizantes, a crise ultrapassa o continente europeu e pode representar um risco alimentar global. Com menos oferta de fertilizantes, os preços tendem a subir, o que impacta diretamente no valor e na disponibilidade de alimentos. “Caso não haja investimentos na produção de fertilizantes, só nos restam duas alternativas. Ou o produtor aceita o preço do mercado e reajusta o valor dos alimentos ou diminui o uso do insumo, o que reflete diretamente na produtividade. Atualmente, a Europa tem mais condições de encarar esse reajuste, mas, e quanto aos países menos desenvolvidos? O impacto pode ser brutal”, afirmou.

De janeiro a maio deste ano, o Brasil importou mais de 14 milhões de toneladas de fertilizantes intermediários, enquanto a produção nacional foi de apenas 3,2 milhões de toneladas. Isso  representa menos de 20% da demanda do país, segundo dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) em agosto deste ano.

É urgente e necessário olhar com ainda mais cuidado para o setor nacional de produção de fertilizantes. É preciso políticas e investimentos para desenvolver e expandir esse mercado. Temos um solo fértil e condições mais do que propícias para isso. Não podemos ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo e o maior importador de fertilizantes. São questões que estão interligadas e o desenvolvimento do agronegócio brasileiro depende diretamente de investimentos em fertilizantes nacionais”, disse a entidade.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Claudio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Claudio
Visitante
Claudio

Enquanto isso no Brasil pesquiso o menor preço do gás aqui https://www.precodogas.com.br/