COSCO ACUSA VALE DE BOICOTE IRRACIONAL POR EVITAR NAVIOS CHINESES | Petronotícias




faixa - nao remover

COSCO ACUSA VALE DE BOICOTE IRRACIONAL POR EVITAR NAVIOS CHINESES

A estatal chinesa China Ocean Shipping, conhecida como Cosco, acusa a Vale de “irracional” por boicotar seus navios como resposta à proibição dos Valemax. Insatisfeito, o presidente da Cosco, Ma Zehua considera apresentar queixa no Ministério do Comércio da China e continua prevendo futuros problemas de segurança nos meganavios da mineradora brasileira.

A chinesa é a maior operadora de carga a granel em navios do país e parece preocupada com os impactos causados pelas ações da Vale. A mineradora brasileira evita a frota da Cosco há cerca de dois meses e é possível que esteja utilizando navios mais caros. Sua atitude é encarada pelos chineses como protesto, uma vez que suas embarcações gigantes, os vasos de classe, encalham nas barreiras erguidas pelo governo chinês.

Maiores que três campos de futebol, os Valemax, também conhecidos como VLOC, são capazes de transportar 400 mil toneladas de porte bruto. Tidos como necessários para atender à crescente demanda por minério de ferro, foram criados para suprir melhor as matérias-primas necessárias para o crescimento da China, prontos para competir com outros produtores de minério, como a australiana BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais próximos das terras chinesas.

Segundo Ma Zehua, as decisões da Vale “são baseadas na ideia de que a Cosco está fazendo lobby e pressionando o governo para não permitir os Valemax nos portos chineses.” Mas a brasileira apenas disse que “respeita a decisão soberana da China sobre a questão”.

No primeiro trimestre, ela vendeu 47% do minério de ferro e pelotas para clientes chineses. Os armadores chineses consideram os Valemax um “Cavalo de Tróia”, cuja propriedade estrangeira e grandes volumes irão minar o controle do país das importações. Fora isso, Zehua já afirmou que os navios não são seguros e que apresentarão um número crescente de falhas técnicas ao longo dos próximos anos.

Também no primeiro trimestre do ano, as taxas de navios da Cosco foram as mais baixas desde 2000. A empresa registrou prejuízo, neste período, de US$ 430 milhões. Enquanto isso, a Vale planeja construir 35 navios do tipo até o final de 2013, a um custo de cerca de US $ 4,2 bilhões.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Olli Warelius Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Olli Warelius
Visitante

Very useful blog. Keep up the good work.