CRESCE A TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO E UMA GUERRA ENTRE A ARÁBIA SAUDITA E O IRÃ CHEGA AO NÍVEL DE ALERTA VERMELHO
Há muita tensão no Oriente Médio depois das ameaças da Arábia Saudita, apoiada pelos Estados Unidos e aliados, de retaliar o Irã pelo ataque com bombas iranianas, apesar do grupo terrorista do Iêmen Houthis ter assumido a autoria do atentado. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, fez uma advertência nesta nesta quinta-feira (19). Ele disse que qualquer agressão a seu país levará a uma “guerra total”. As declarações de Zarif também parecem ser uma resposta ao que foi dito pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo durante uma viagem à Arábia Saudita quando classificou o ataque como um ato de guerra.
Zarif declarou que o Irã está pronto para uma Guerra total: “Não teremos dúvidas quanto a defender nosso território.” Pompeo qualificou os ataques de “inéditos” em um tuíte publicado na em sua conta após uma reunião em Jidá com o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, com quem abordou as ações com drones e mísseis de cruzeiro contra a maior instalação de petrolífera da Arábia Saudita.
Com isso,o mercado internacional do petróleo está nervoso e na expectativa de um confronto bélico a qualquer momento. A Petrobrás acertou ao mudar sua posição de cautela para uma ação mais efetiva nos preços dos combustíveis. Foi uma subida nos preços significativa e uma posição de não repassar o aumento brusco comprometeria as contas da companhia, porque não há perspectiva concreta da calma voltar a imperar na região. Acuado pelas sanções americanas, apoiado pela Rússia, o Irã, está buscando uma saída para seu impasse. Há muita tensão em toda região.
Deixe seu comentário