CRESCE EM BRASÍLIA A MOBILIZAÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DAS FÁBRICAS DE FERTILIZANTES DA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

CRESCE EM BRASÍLIA A MOBILIZAÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DAS FÁBRICAS DE FERTILIZANTES DA PETROBRÁS

Audiência pública em Sergipe discutiu consequências da hibernação das Fafens

Audiência pública em Sergipe discutiu consequências da hibernação das Fafens

A mobilização contra o fechamento das fábricas de fertilizantes (Fafens) da Petrobrás em Sergipe e Bahia vai ganhando força em Brasília. Nesta terça-feira (26), o tema será discutido durante reunião marcada entre ministros do governo de Jair Bolsonaro, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) e o deputado federal João Daniel (PT-SE). Além disso, foram protocolados requerimentos de informação na Câmara dos Deputados, questionando a ideia de hibernar e arrendar as fábricas nordestinas. Os pedidos foram feitos pelos parlamentares Nelson Pellegrino (PT-BA) e também por João Daniel.

Enquanto isso, o poder legislativo de ambos os estados afetados também se movimenta para evitar que a paralisação das unidades avancem. Ontem (25), na Assembleia Legislativa de Sergipe, uma audiência pública reuniu representantes dos trabalhadores e parlamentares para discutir as consequências da hibernação e arrendamento das fábricas. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Brasil é importador de fertilizantes, comprando 76% da demanda interna no exterior. Com o fechamento das Fafens, o país passará a ser 100% dependente do comércio exterior.

“A Fafen/SE é muito importante para a economia e geração de emprego. Estamos na luta e continuaremos participando de todas as iniciativas em defesa da Fafen e de um projeto para o Brasil e para Sergipe“, declarou o deputado federal João Daniel (PT), um dos idealizadores da audiência pública, juntamente com o deputado estadual Iran Barbosa (PT).

Um dos encaminhamentos da audiência pública foi a formação de uma Frente Parlamentar da bancada federal de Sergipe e outros deputados para pressionarem o governo federal a não deixar que a Fafen-SE seja hibernada e arrendada para a iniciativa privada. Já a Fafen-BA continua com seu processo de hibernação suspenso provisioriamente por conta de uma decisão judicial.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of