faixa - nao remover

CRESCIMENTO DO SETOR BIOGÁS ESTÁ PRECISANDO DE PROFISSIONAIS COM QUALIFICAÇÃO

dddA produção de energia por meio do biogás está trazendo  novas oportunidades para o setor,  mas também demandando mão de obra especializada. Para acabar com este gargalo, a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) vai realizar na próxima quarta-feira(9) um  Seminário Técnico  com o debate sobre “Formação Profissional para a Nova Geração do Biogás”. Durante o evento, que será realizado realizado em São Paulo, o Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação, vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Marco Antônio Juliatto, vai falar sobre a formação profissional e tecnológica para o programa RenovaBio como um dos pilares necessários para a evolução e crescimento do setor de Biogás.

O executivo estuda as questões relacionadas à geração, transmissão, distribuição, regulação e pesquisa na área de energia. Nesse período, ele vem participando de discussões e atuando na ampliação da oferta de cursos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. Ele entende a necessidade de qualificação de mão de obra especializada para o setor, ainda mais depois da importante política de biocombustíveis que o Brasil entrou para descarbonização da economia: “O RenovaBio vem se mostrando com enorme potencial em todos os segmentos. Seja na oferta, seja nos segmentos que se vincularão a esse novo mercado, dentre eles, o da educação profissional e tecnológica”, diz.

No país há um enorme interesse de profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta hoje por 42 Instituições Federais. No total são 650 Campi presentes em todas as  grandes regiões do Brasil e em 80% das microrregiões, com mais de 1 milhão de alunos, 44 mil professores e mais de 11.200 cursos. O dirigente destaca a importância do Seminário que visa reunir os principais atores do setor e com isso trazer os demais segmentos: regulação, pesquisa e ensino para discutirem esse novo cenário:

“Poder escutar e conhecer os relatos de boas práticas e a experiência que o segmento organizado vem desenvolvendo nos últimos anos é necessário para alinhar com as ações estratégicas que vimos desenvolvendo para alavancar o setor e provê-lo de profissionais cada vez mais preparados e aptos a gerir esse novo segmento”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of