CRESCIMENTO DO SETOR DE GERAÇÃO NUCLEAR BRASILEIRO DEPOIS DO AJUSTE DA TARIFA SERÁ DEBATIDO EM EVENTO NA CNEN
A decisão do governo de aprovar um novo preço de referência para a tarifa de energia que será gerada por Angra 3 trouxe um ânimo novo para o mercado e deverá reaquecer o setor a partir de 2019. Pela resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a tarifa do empreendimento será de R$ 480,00 por megawatt-hora (MWh), bem abaixo da tarifa gerada pelas térmicas a gás, mas que dará uma boa condição para que a Eletronuclear conclua Angra 3 e viabilizando a construção de novas centrais nucleares no Brasil, através da parceria com empresas privadas, nacionais e estrangeiras. A decisão, publicada nesta última quarta-feira (24) no Diário Oficial, informado aqui no Petronotícias, também devolve o tema nuclear para o topo da agenda de debates do País, especialmente em torno de questões com o as demais formas de utilização da radiação nuclear para fins pacíficos, em especial a medicina. E ressalta a relevância da discussão em torno de estratégias destinadas a aproximar e familiarizar a sociedade com a importância da tecnologia nuclear e suas aplicações para a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.
Diante deste novo cenário, a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, e a Casa Viva, responsável pela realização de um dos principais eventos do setor nuclear no Brasil – o SIEN – decidiram realizar a 2ª edição do Encontro de Comunicação no Setor Nuclear – 2º EnCom NUCLEAR – programado para o dia 10 de dezembro, na Sede da CNEN, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O EnCom tem por objetivo debater novas estratégias e aspectos ligados à Comunicação no Setor Nuclear, instrumento fundamental para melhorar a aceitação pública dessa tecnologia que ainda é um desafio no mundo, devido ao pouco conhecimento sobre seus benefícios para a sociedade, especialmente no diagnóstico, tratamento e controle do câncer, na agricultura e na indústria, além da geração de energia e na questão da defesa, com a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. As inscrições para o 2º EnCom já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: encom.nuclear@gmail.com.
Veja a Programação:
Veja a
09:00 às 09:40 CERIMÔNIA DE ABERTURA
Paulo Roberto Pertusi – Presidente da CNEN
Leonam dos Santos Guimarães (foto a direita)- Presidente da Eletronuclear
Olga Simbalista – Presidente da ABEN
Celso Cunha(foto a esquerda) – Presidente da ABDAN
Contra-Almirante Humberto Moraes Ruivo – Diretor da Agência Naval de Segurança e Qualidade Nuclear
09:40 às 10:00 COFFEE BREAK
10:00 ÀS 11:00 PAINEL: Prevenção, Ação e Superação na Comunicação
Moacyr Duarte – IVIG/COPPE
Representante da Petrobrás – Diretoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
11:00 às 12:50 PAINEL: Integração como Suporte à Comunicação. O que fazemos nos institutos de pesquisa está saindo na mídia? Por que?
IEN
IRD
IPEN
CTM-SP – MARINHA DO BRASIL
12:50 às 14:00 INTERVALO PARA ALMOÇO (HORÁRIO LIVRE)
14:00 às 14:30 PALESTRA: A Sociedade enxerga os benefícios da Medicina Nuclear? Como ampliar o nível de informação e conhecimento?
Juliano Julio Cerci – Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear – SBMN
14:30 às 15:00 PALESTRA: Percepção de produto aos olhos dos consumidores e usuários
Carlos Thiago Sampaio- Professor de Marketing de Produto / SENAC-RJ
15:00 às 15:30 PALESTRA: Comunicação na Base da Formação Científica
Grupo de Jornalismo Científico da UNICAMP
15:30 às 16:00 PALESTRA: Estratégias de Comunicação para o Mundo Digital
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC
16:00 às 16:30 PALESTRA:
Tariana Brocando Machado
16:30 às 17:00 PALESTRA: Comportamento, Hábitos e Características do Brasileiro
Betania Tanure – Pesquisadora
Deixe seu comentário