CRESCIMENTO DO SETOR DE GERAÇÃO NUCLEAR BRASILEIRO DEPOIS DO AJUSTE DA TARIFA SERÁ DEBATIDO EM EVENTO NA CNEN | Petronotícias




faixa - nao remover

CRESCIMENTO DO SETOR DE GERAÇÃO NUCLEAR BRASILEIRO DEPOIS DO AJUSTE DA TARIFA SERÁ DEBATIDO EM EVENTO NA CNEN

rrrrA decisão do governo de aprovar um novo preço de referência para a tarifa de energia que será gerada por Angra 3 trouxe um ânimo novo para o mercado e deverá reaquecer o setor a partir de 2019. Pela resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a tarifa do empreendimento será de R$ 480,00 por megawatt-hora (MWh), bem abaixo da tarifa gerada pelas térmicas a gás, mas que dará uma boa condição para que a Eletronuclear conclua Angra 3 e viabilizando a construção de novas centrais nucleares no Brasil, através da parceria com empresas privadas, nacionais e estrangeiras. A decisão, publicada nesta última quarta-feira (24) no Diário Oficial, informado aqui no Petronotícias, também devolve o tema nuclear para o topo da agenda de debates do País, especialmente em torno de questões com o as demais formas de utilização da radiação nuclear para fins pacíficos, em especial a medicina. E ressalta a relevância da discussão em torno de estratégias destinadas a aproximar e familiarizar a sociedade com a importância da tecnologia nuclear e suas aplicações para a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.

Diante deste novo cenário, a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, e a Casa Viva, responsável pela realização de um dos principais eventos do setor nuclear no dsdssBrasil – o SIEN – decidiram realizar a 2ª edição do Encontro de Comunicação no Setor Nuclear – 2º EnCom NUCLEAR – programado para o dia 10 de dezembro, na Sede da CNEN, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O EnCom tem por objetivo debater novas estratégias e aspectos ligados à Comunicação no Setor Nuclear, instrumento fundamental para melhorar a aceitação pública dessa tecnologia que ainda é um desafio no mundo, devido ao pouco conhecimento sobre  seus benefícios para a sociedade, especialmente no diagnóstico, tratamento e controle do câncer, na agricultura e na indústria, além da geração de energia e na questão da defesa, com a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.  As inscrições para o 2º EnCom já estão abertas e podem ser feitas  através do e-mail: encom.nuclear@gmail.com.

 Veja a Programação:

Veja a

09:00 às 09:40 CERIMÔNIA DE ABERTURA

 Paulo Roberto Pertusi –  Presidente da CNEN

Leonam dos Santos Guimarães (foto a direita)- Presidente da Eletronuclear

Olga Simbalista –  Presidente da ABEN

sssssCelso Cunha(foto a esquerda) –  Presidente da ABDAN

Contra-Almirante Humberto Moraes Ruivo Diretor da Agência Naval de Segurança e Qualidade Nuclear

09:40 às 10:00 COFFEE BREAK

10:00 ÀS 11:00 PAINEL: Prevenção, Ação e Superação na Comunicação

 

Moacyr Duarte – IVIG/COPPE

Representante da Petrobrás – Diretoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde

11:00 às 12:50 PAINEL: Integração como Suporte à Comunicação. O que fazemos nos institutos de pesquisa está saindo na mídia? Por que?

 IEN

IRD

IPEN

CTM-SP – MARINHA DO BRASIL

12:50 às 14:00 INTERVALO PARA ALMOÇO (HORÁRIO LIVRE)

14:00 às 14:30 PALESTRA: A Sociedade enxerga os benefícios da Medicina Nuclear? Como ampliar o nível de informação e conhecimento?

Juliano Julio Cerci – Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear – SBMN

 14:30 às 15:00 PALESTRA: Percepção de produto aos olhos dos consumidores e usuários

Carlos Thiago Sampaio-  Professor de Marketing de Produto / SENAC-RJ

 15:00 às 15:30 PALESTRA: Comunicação na Base da Formação Científica

Grupo de Jornalismo Científico da UNICAMP

 15:30 às 16:00 PALESTRA: Estratégias de Comunicação para o Mundo Digital

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC

 16:00 às 16:30 PALESTRA:

Tariana Brocando Machado

 16:30 às 17:00 PALESTRA: Comportamento, Hábitos e Características do Brasileiro

Betania Tanure – Pesquisadora

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of