CRESCIMENTO DO SETOR DE ÓLEO E GÁS E GERAÇÃO DE ENERGIA REVELA O ESTADO DE SERGIPE COMO UM DESTAQUE NO BRASIL
O estado de Sergipe está destacando-se por sua produção de energia, cada vez mais tecnológica. Apenas no mês de fevereiro deste ano, a produção regional de petróleo e gás cresceu 74,7%, no comparativo com o mesmo período de 2023. Somente no acumulado de 2024, a produção de petróleo cresceu 101,4% em comparação ao ano anterior, segundo dados do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), baseados em informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os bons resultados são reflexo de investimentos recentes feitos em infraestrutura, como a inauguração da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I em 2020, a maior da América Latina, e os investimentos acima de R$ 137,2 bi em 2023, com destaque para o Gasoduto do Projeto ‘Sergipe Águas Profundas’ em parceria com a Petrobrás, ainda em desenvolvimento. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Sergipe (SEDETEC-SE), a obra do gasoduto de interligação possui um investimento total de R$ 340 milhões e deve gerar mais de 500 empregos, sendo 70% de mão de obra local.
Para Guilherme Carrullo, presidente da MXM Sistemas, a tendência é que a região se torne cada vez mais tecnológica, o que é de total importância para o dia a dia de quem trabalha no segmento de energia. “O setor de energia é o epicentro da inovação tecnológica. Diariamente, enfrentamos um tsunami de dados e uma complexidade operacional crescente. Para navegar neste cenário, é imprescindível que nossos profissionais e gestores estejam equipados com soluções operacionais de última geração – sistemas que não apenas potencializam robustez e flexibilidade, mas que também garantem uma interface intuitiva e integração impecável entre os diversos agentes do setor. Isso é fundamental para descomplicar a complexidade inerente às nossas atividades diárias.”
Atualmente, Sergipe é um dos menores produtores de energia eólica do Brasil (35 MW), com apenas um parque eólico, que contém 23 aerogeradores. “Sergipe apresenta grandes oportunidades, cujo potencial é amplificado por sua posição geográfica privilegiada. A constância e intensidade dos ventos na região Nordeste, que sopraram o desenvolvimento durante todo o ano, colocam Sergipe em uma posição estratégica para a expansão da energia eólica. Os avanços recentes no setor de petróleo e gás são apenas a ponta do iceberg. Há um otimismo tangível que Sergipe possa replicar esse sucesso na produção de energia eólica, transformando potencial em realidade palpável“, explica Carullo.
Segundo o IBGE, mais de 76% dos domicílios em Sergipe possuem acesso à internet, mas o mundo corporativo também vem conquistando seu espaço com eventos de tecnologia, como o ‘CIO Sergipe’, por exemplo, que fomentam a discussão e o desenvolvimento tecnológico no estado. “Os Softwares de Gestão de Processos (ERP) para o setor público já são uma realidade no estado de Sergipe, o que é excelente para criar uma gestão pública cada vez mais otimizada para servidores e população. No final de 2023, estivemos presentes no CIO Sergipe, porque queremos acompanhar e contribuir para este momento de transformação tecnológica na região e queremos, inclusive, expandir nossa presença como fornecedores de sistema ERP 100% SaaS no estado“, finaliza Guilherme Carrullo.
A Petrobras precisa agilitar a produção de gás águas profundas Há muitos postergamentos e pouca atitude para tal intento.