CRISE ECONÔMICA ATINGE O GRUPO VIA ENGENHARIA QUE PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL | Petronotícias




faixa - nao remover

CRISE ECONÔMICA ATINGE O GRUPO VIA ENGENHARIA QUE PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

ssssMais um grande grupo de engenharia entra com pedido de recuperação judicial. Desta vez foi o Grupo Via  que entrou com pedido de  nesta quinta-feira (8). Ele é o maior grupo de engenharia do Distrito Federal. É  Formado pela Via Engenharia S.A e pela Via Empreendimentos Imobiliários. Através de uma nota oficial  o grupo informou que tomou a decisão devido a problemas decorrentes da “grave crise econômica-financeira do país, que impactou quase todos os setores da economia, principalmente os de construção pesada civil e o mercado imobiliário”.  O pedido de recuperação judicial foi feito com base na Lei 11.101/2005, que é um  mecanismo legal,  permitindo  a reestruturação de empresas em crises econômico-financeiras. O objetivo é reerguer o negócio a partir da renegociação das dívidas.

A nota diz que  a direção da empresa procurou este recurso com os os objetivos de  “preservar a condição operacional da gggcompanhia e readequar o passivo, de forma a sustentar um fluxo financeiro que garanta a capacidade de pagamento dos compromissos firmados, mantendo a continuidade de suas atividades e os empregos gerados nas regiões onde atua”. Segundo as informações do grupo,  a recuperação judicial é “imprescindível” para que sejam honrados compromissos com fornecedores, funcionários, parceiros e credores com o menor impacto possível.

Para Lembrar, em Brasília, o Via construiu o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Novo Centro Administrativo do GDF, o Green Towers Brasília e a Ponte JK. O grupo tem mais de 50 mil imóveis entregues e oito mil funcionários.  Fundado em 1980, quando se concentrava na construção de imóveis residenciais, o Grupo Via atua no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. sdssAlém da construção civil, o grupo incorporou o ramo imobiliário. Na década de 1990, entrou no mercado de construção pesada, quando atuou na despoluição da baía da Guanabara, no Rio de Janeiro,  e na duplicação da BR-230, que liga Campina Grande a João Pessoa, numa extensão de 112 km.  No início dos anos 2000, foi constituída a Via Empreendimentos Imobiliários para atuar exclusivamente no mercado de construção e incorporação imobiliária, gerenciando o braço de negócios do Grupo, então responsável por mais de 10 mil imóveis. No mesmo ano, a Via Engenharia formalizou joint-venture com a multinacional espanhola Dragados Obras Y Proyectos para atuar em obras de infraestrutura no Brasil. Após reestruturação societária, o Grupo Via, composto pela Via Engenharia e Via Empreendimentos Imobiliários, passou a ser controlado integralmente pelo sócio-fundador, o engenheiro Fernando Queiroz(foto). 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of