CRISE NO SETOR DE ÓLEO E GÁS FAZ PH DUTOS SE VOLTAR PARA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | Petronotícias




faixa - nao remover

CRISE NO SETOR DE ÓLEO E GÁS FAZ PH DUTOS SE VOLTAR PARA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) –

Cristina GrahamCrises podem ser encaradas de diversas maneiras. Há os que temem esses momentos e acabam por aceitar um cenário desfavorável e passam por dificuldades, mas há também os que enxergam oportunidades e ousam buscar novos caminhos. Este é o caso da PH Dutos, empresa catarinense especializada na locação e comercialização de máquinas e equipamentos para construção e montagem de tubulações e instalações industriais. O momento ruim vivido pelo setor de óleo e gás, principal área de atuação junto à indústria de mineração, forçou a companhia a buscar novas saídas. O caminho encontrado, de acordo com a experiente diretora comercial, Cristina Graham, acabou surgindo por conta de uma necessidade percebida com a crise. Diversos equipamentos foram parados pela interrupção de projetos e quando do momento de realizar a manutenção foi constatada a falta de empresas e pessoal capacitados para o serviço no Brasil. A PH Dutos passou a atuar neste segmento e oportunidades fora do Brasil estão no seu radar.

Há quantos anos a PH Dutos atua no setor de óleo e gás?

A PH Dutos está no mercado de óleo e gás desde a fundação da companhia, em março de 2003. À época, percebemos uma demanda de mercado por produtos de qualidade e confiabilidade, então passamos a prestar serviços de locação e comercialização de materiais, equipamentos, instrumentos e máquinas destinadas a indústria petrolífera.

Para que outros setores a companhia presta serviços?

Também atuamos com mineração, indústria química e petroquímica. Nós temos no nosso portfólio a construção e montagem de tubulações e instalações industriais, execução de serviços de inspeção e controle de qualidade de instalações industriais e a importação de materiais e instrumentos destinados a estas indústrias.

A crise no setor afetou a companhia?

Afetou a parte dos nossos serviços, com diversos projetos sendo interrompidos. Isso não só no setor de petróleo e gás, mas a crise também atingiu nossa atuação junto às mineradoras.

Quais as medidas tomadas para contornar esse momento?

Com esta parada forçada, muitos dos nossos equipamentos foram encostados. Tivemos que tomar mais cuidado com a manutenção e recuperação deles. Para nossa surpresa, percebemos a falta de empresas e pessoal qualificado para a prestação desse tipo de serviço. Decidimos então entrar neste ramo e estamos nos especializando em assistência técnica para equipamentos diferenciados na construção de dutos.

Quais são esses equipamentos diferenciados?

Os equipamentos diferenciados a que me refiro são: mandril hidráulico, acopladeira interna pneumática e curvadora de tubos a diesel, por exemplo.

A PH Dutos também atua no exterior?

Nós temos algumas parcerias no exterior, mas os únicos serviços prestados até o momento foram de consultoria. Devido a essas nossas parcerias, já fomos procurados algumas vezes para prestar serviços de assistência em projetos na América do Sul.

Quais os planos da companhia para este ano?

Nós estamos focados em atender este mercado carente brasileiro que detectamos. Há uma demanda pela prestação deste tipo de serviço no país. Nesse nosso estudo de mercado, percebemos que a América do Sul tem países ainda mais necessitados de empresas que prestem manutenção de equipamentos que o Brasil, então é uma oportunidade em aberto, com algumas companhias nos procurando, inclusive.

Quais projetos a PH Dutos está envolvida no momento?

O maior dos projetos que estamos trabalhando é, sem dúvidas, o do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Também estamos com obras pequenas de estatais como a Compagás, Sulgás e SCGás, além de projetos em mineradoras como a Anglo American.

Qual a expectativa para este ano?

Devido aos problemas gerados pela crise, nós estamos prevendo uma queda no nosso rendimento. Este é um ano de investimento em profissionalismo e capacitação. O momento é de planejar bem os nossos próximos passos. A expectativa é que já em 2016 o quadro seja outro e voltemos a crescer.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ANTONIO PEREIRA MAGALHAES Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ANTONIO PEREIRA MAGALHAES
Visitante

Veja isso Sr. Alex