DANÇA DAS CADEIRAS NO CONSELHO DA PETROBRÁS ABRE TEMOR DE AVANÇO DE INDICAÇÕES POLÍTICAS NA EMPRESA
Mercado atento e de olho nas movimentações que o governo faz nos bastidores da Petrobrás. Ao contrário de outras estatais, que estão mergulhadas em prejuízos, a petroleira ainda dá lucro graças a sua competitividade e eficiência. No entanto, apesar dos mecanismos na Lei das Estatais e no estatuto da própria Petrobrás, o governo se mexe para fazer mais indicações políticas no Conselho de Administração (CA) da empresa. O atual presidente do colegiado, Pietro Adamo Sampaio Mendes, está de saída do cargo, pois foi indicado para compor a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A vaga deixada por Pietro inaugurou uma nova temporada de especulações sobre o seu sucessor.
Vários nomes já circulam nos bastidores do mercado, entre eles o secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia, Vitor Saback; e os advogados Renato Galuppo e Benjamin Alves. Os três possíveis indicados para a presidência do CA têm algo em comum: são nomes apontados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O economista Bruno Moretti, ligado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, também está na lista.
Diante dessas especulações, o mercado de ações se agitou. Ontem (4), as ações ordinárias da Petrobrás fecharam em queda de 0,96%, cotadas a R$ 42,37. As ações preferenciais recuaram 0,63%, negociadas a R$ 39,25. Na manhã de hoje, as ações estavam em recuperação e acumulavam alta de 1,6% e 0,61%, respectivamente.
A Petrobrás confirmou na manhã de hoje (5) a indicação de Pietro Mendes para a ANP. “Caso a Presidência da República aprove a indicação do nome, este ainda dependerá de sabatina pelo Senado Federal e posterior nomeação pelo presidente da República”, afirmou a estatal em nota, acrescentando que ele seguirá na sua função de presidente do conselho durante esse processo. Pietro deve assumir a diretoria-geral da agência, já que o atual dirigente da autarquia, Rodolfo Saboia, terminará seu mandato em dezembro.
Deixe seu comentário