faixa - nao remover

DATA DE ENTREGA DAS PROPOSTAS PARA MONTAR ANGRA 3 SERÁ ADIADA NOVAMENTE

A Eletronuclear vai adiar novamente a data de entrega das propostas para a licitação da montagem eletromecânica da usina nuclear de Angra 3. Inicialmente os consórcios teriam até 4 de julho para a entrega, data que passou para 24 de julho, mas sofrerá uma nova postergação, ainda sem definição de dia e mês. A motivação são os pedidos de impugnação do edital propostos pelos consórcios UNA 3 e Angra 3.

A estatal espera entrar em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) para definir a nova data da entrega das propostas e da abertura da documentação de habilitação preliminar, com as respostas aos pedidos de impugnação.

Na semana passada, os dois consórcios habilitados para a atual fase da disputa dos pacotes de montagem eletromecânica entraram com pedido de impugnação. Primeiro o consórcio UNA 3, formado por Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e UTC, e depois o consórcio Angra 3, formado por EBE, Techint e Queiroz Galvão.

O Tribunal de Contas da União está considerando que os preços apresentados na licitação seriam superiores aos preços de referência para a construção de outras usinas nucleares, inclusive de Angra 2. A decisão dos consórcios de pedirem este embargo de licitação foi baseada na comparação dos preços de 15 anos atrás, quando as exigências trabalhistas eram completamente diferentes, os preços dos equipamentos eram outros e até mesmo as usinas nucleares usadas como paradigmas tinham processos diferentes.

O início das operações de Angra 3 já tinha sido adiado para maio de 2018, em função de mudanças planejadas na área de instrumentação e controle da futura usina, no sentido de modernizar o projeto. As novas alterações farão com que Angra 3 tenha um controle inteiramente digital. Com mais este embargo, o início de suas operações talvez sofra um novo atraso.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of