DEBATE NO RIO DEBATERÁ DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE XISTO
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP) e a SPE Brasil realizam na segunda-feira (20) um debate sobre os desafios da previsão global do xisto. O convidado especial do encontro será o diretor do Bureau of Economic Geology, Scott Tinker.
A entrada do xisto nos Estados Unidos e no Canadá causou uma grande mudanças no panorama energético global. Mas, segundo cita o IBP, estudos mostram que enquanto os recursos destinados a essa fonte de energia são enormes, a produção final do xisto, dada a tecnologia atual, representa menos de 10% do recurso. As políticas do xisto são complexas, com alguns governos, ONGs e indústrias em forte apoio e outras em forte resistência.
O evento vai começar às 16h, na sede do IBP, que fica na Avenida Almirante Barroso, 52/26º andar, no Centro do Rio de Janeiro. O debate será realizado em inglês e não haverá tradução simultânea.
Que os folhelhos (erroneamente chamados de xistos) mudaram completamente o panorama da produção nos USA ninguém duvida. O problema maior está no real estabelecimento dos seus reais custos de produção vis-à-vis os seus retornos em produção economicamente viável. Alguns exibem breakeven do arem dos U$48,00 para os folhelhos quando estes são confundidos com rochas mais rúpteis (mais facilmente fraturáveis) siltitos, que também têm melhores porosidade que os folhelhos consequentes dos maiores tamanhos dos seus grãos, e dos arranjos (fabric) estruturais, o que é facilitador da migração de fluidos dentro dos reservatórios. O problema maior é a real contabilidade os custos… Read more »
No YOUTUBE tem diversas palestras do Dr. Scott Tinker versando sobre energia, consumo e usos atuais e potenciais (relacionando-os as expectativas de consumo, pobreza etc.) com abordagens não só sobre os folhelhos, mas contemplando todo tipo de energia, usos e perspectivas. Pena que está apenas em inglês ficando inacessível para alguns. De todo modo recomendo assistir aos vídeos principalmente aos que discorrem sobre o assunto neste e em outros sítios.