DECISÃO DA PETROBRÁS EM CONTRATAR NAVIOS FPSOs NO EXTERIOR VIRA ESTUDO DO INEEP E GERA PROTESTOS DE PETROLEIROS

Estaleiro em Cingapura cheio de contratações de navios brasileiros da Petrobrás

Estaleiro em Cingapura cheio de contratações de navios brasileiros da Petrobrás

Contratar construções de Plataformas do tipo FPSO no exterior, pode não ser tão lucrativo pra a Petrobrás como se imagina. Um exemplo vivo foi a construção da P-53, em Cingapura. O heliponto da plataforma foi construído errado, mais baixo, colocando em risco os pousos dos helicópteros. Por esse erro, a companhia já gastou alguns milhões de dólares em prejuízo, alugando embarcações pagando mais de US$ 90 mil por dia e arrastando uma dívida diária com o Porto de Arraial do Cabo, onde abandonou uma obra de um novo heliponto quando estava quase pronta. A empresa tem esse prejuízo há anos, continua tendo e ainda não fez nada de efetivo para resolver o problema. Quando fez, fez errado causando ainda mais prejuízo para a companhia. Em uma empresa privada, não ficaria pedra sobre pedra. A contratação de plataformas no exterior também chamou a atenção da Federação Única dos Petroleiros (FUP). A Petrobrás irá colocar 14 plataformas para operar nas bacias de Campos e Santos e dez delas já estão com suas obras contratadas no exterior, sendo sete na China, duas em Cingapura e uma na Coreia do Sul. Essa política está exportando o emprego do Brasil para a Ásia.

Estaleiros brasileiros, como o Rio Grande, a espera de encomendas

Estaleiros brasileiros, como o Rio Grande, estão à espera de encomendas

Segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), cada bilhão de investimento na construção de plataforma gera 26,3 mil empregos. Por exemplo, o FPSO Maria Quitéria, que tem investimento estimado de R$ 5,6 bilhões, deve gerar 148 mil empregos, mas na Ásia. Esta embarcação vai operar a partir de 2024 no Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos. As dez plataformas já contratadas no mercado asiático pela Petrobrás devem representar exportação de mais de um milhão de empregos: “Se todas essas plataformas tiverem um investimento similar ao do FPSO Maria Quitéria, a exportação total de empregos será de 1,47 milhão de trabalhadores”, calcula o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar (foto).

bacelarEnquanto isso, o Brasil enfrenta o encolhimento do setor naval. Por falta de encomendas, os estaleiros brasileiros empregam hoje cerca de 21,4 mil trabalhadores, longe do auge de 82,4 mil empregados em 2014, quando o Brasil tinha uma das maiores carteiras de encomendas de plataformas de produção do mundo, de acordo com estatísticas do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). A retomada de encomendas no mercado brasileiro, com base em uma política industrial que contemple índices de conteúdo local, é uma das propostas da FUP: “O setor energético envolve não apenas a indústria de Óleo e Gás, mas um extenso conjunto de indústrias cuja renda está atrelada a esse segmento. Isso significa que as políticas específicas de exploração e produção, refino, gás e renováveis devem passar por transformações para lidar com inúmeros desafios”, finalizou o coordenador-geral da FUP.

12
Deixe seu comentário

avatar
10 Comment threads
2 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
ValdirMarcio CunhaRobsonCélio PessanhaWagner Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Roger
Visitante
Roger

Sem viéis político, alguém poderia me confirmar em qual governo esses contratos foram fechados??

Leo
Visitante
Leo

Foi ja no governo bolsonaro, mas sem politica foi tentando economizar, a petrobras pensou no livre comércio, tendo uma das mãos de obras mais qualificadoa do mundo

Doc Martins
Visitante
Doc Martins

Penso que deva ser porque as empresas que constarem lá fora sejam bem administradas, e não tenhamos administradores interno no mesmo nível… …

Miguel
Visitante
Miguel

Vc pensa. Mas está errado. Por não acreditar no potencial do brasileiro. O Brasil já foi o quarto país do mundo no ranking da Construção Naval e não foi à toa. Tinha uma indústria naval com uma das mãos de obra mais qualificadas do mundo. Esse espírito de vira-lata de alguns, tá na hora de acabar.

Marco Aurélio
Visitante
Marco Aurélio

Isso tudo é política do governo Bolsonaro enfraquecendo a Petrobras preparando a sua possível venda

ARLEI
Visitante
ARLEI

Deve ser porque aqui não suporta essas obras e querem pra hje as plataformas, os estaleiros não tem como fazer isso tudo…

Rogério Faria
Visitante
Rogério Faria

O problema do Brasil é o brasileiro.

Wagner
Visitante
Wagner

É mais fácil fazer fora do país, pois a propina vai direto para as contas do paraíso fiscal. Não tem outra explicação. Dizer que é mais barato é uma simples balela. O estaleiro da Coréia está usando o estaleiro EBR situado no Rio Grande do Sul para construir parte de sua plataforma. Então como pode ser mais barato construir fora se eles tem margem para terceirizar o serviço no Brasil. A matemática é simples. Se todas estas plataformas tivessem sido construídas aqui os Brasileiros não estariam passando fome, até pelo contrário estaríamos ainda comendo bem, comprado carro novo e viajando.… Read more »

Célio Pessanha
Visitante
Célio Pessanha

A Petrobrás tenta através de diretores Petistas destruir o governo Bolsonaro. Foi com os preços dos combustíveis e foi com produtos adquiridos no exterior, talvez com preços menores, mas á custa de empregos no Brasil.

Robson
Visitante
Robson

Os diretores da Petrobras são indicados pelo presidente em exercício assim como os três últimos foram ok.
Isso e incopetencia de um governo para benefício próprio e o trabalhador brasileiro que se dane simples assim.

Marcio Cunha
Visitante
Marcio Cunha

Boa tarde! Não é surpresa pra ninguém, que a décadas estão exportando todos os empreendimentos de FPSO relacionados à PETROBRÁS para os países asiáticos. De fato, aumentou significativamente no atual governo. Podemos verificar, por exemplo, os últimos FPSO construídos no Rio de Janeiro foram através do Estaleiro BRASA, isso em 2013/2016. Quem sabe pode corroborar o que digo. Havia a necessidade de qualificação do colaborador, que a tal ponto criaram uma escola específica de apoio à mão de obra. Portanto os colegas que ainda não dispunham de qualificação, conseguiram seus certificados com muita qualidade. Infelizmente, por motivos políticos, não tivemos… Read more »

Valdir
Visitante
Valdir

Isso foi feito para se proteger da CORRUPÇÃO que estava enraizada a anos .