DECISÃO DE EXPLORAR MARGEM EQUATORIAL PODE TER DETERMINADO A RETOMADA DAS OBRAS DO RNEST | Petronotícias




faixa - nao remover

DECISÃO DE EXPLORAR MARGEM EQUATORIAL PODE TER DETERMINADO A RETOMADA DAS OBRAS DO RNEST

rnest_1O Conselho de Administração da Petrobrás tomou a decisão de iniciar a contratação para retomada do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima ( RNEST), cujas obras foram interrompidas em 2015.  O conselho justificou a decisão por estar em alinhamento ao Plano Estratégico 2023-2027. A Refinaria está localizada em Ipojuca, Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape, distante 45 km de Recife. O Trem 1 está em operação desde dezembro de 2014. O edital foi publicado no portal Petronect nesta sexta-feira (04). A ampliação da refinaria visa também a necessidade de expansão, a medida que a Margem Equatorial for desenvolvida e explorada, conforme o Presidente Lula antecipou ontem (3). Para a decisão de aprovação pela retomada, o projeto passou por um rigoroso processo que avaliou sua viabilidade técnica e econômica, seguindo rígidos padrões de governança de projetos, associados às melhores práticas internacionais. É importante destacar que tal projeto já estava previsto no Plano Estratégico 2023-2027, portanto, conta com recursos financeiros de investimento previstos no plano.

Para Jean Paul Prates, presidente da Petrobrás, esse anúncio é de grande importância por conta de diversos fatores: “Quando concluída a obra da RNEST, o Brasil terá um incremento na produção de diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10) em mais de 100 mil barris por dia (cerca de 16 milhões de litros por dia), reduzindo a demanda por importação. Além disso, se consideramos todos os projetos previstos de adequação e o aprimoramento do parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística nos próximos anos, estimamos um aumento de produção de diesel da ordem de 40%”.

O início das operações do Trem 2 da RNEST é previsto para 2027 e, com essa implantação, a Petrobrás contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados: gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), em atendimento às demandas do mercado, reduzindo a demanda por importação. O Trem 2 da RNEST adicionará cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional e, quando concluída, a refinaria terá capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. Além da contribuição para a produção nacional, é estimada a geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos para fazer frente a estas obras.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of