DECISÃO SOBRE MUDANÇA NO CONTEÚDO LOCAL FOI ADIADA | Petronotícias




faixa - nao remover

DECISÃO SOBRE MUDANÇA NO CONTEÚDO LOCAL FOI ADIADA

comiteO Comitê Diretivo do Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor) adiou para quinta-feira (9) a primeira reunião do comitê, que estava marcada para esta segunda (6). O Pedefor, criado em janeiro deste ano, representa a entrada do Ministério da Indústria e Comércio nas discussões com o objetivo de elevar a competitividade dos fornecedores locais, estimular a engenharia nacional, promover a inovação, ampliar a cadeia de fornecedores, além de estimular a criação de empresas de base tecnológica. Na prática, o programa prevê incentivos à fornecedores, bonificações, e revisão de normas de conteúdo local.

As pressões por parte das petroleiras, capitaneadas pela Petrobrás e pelo IBP – O Instituto Brasileiro do Petróleo – para mudar e flexibilizar o conteúdo local mandando para fora do país as obras  que serão contratadas, esbarraram na força da união de sindicatos, federações e instituições empresariais, que receberam o apoio de sindicatos de trabalhadores, demonstrando uma indignação pela decisão da quebra do conteúdo local. Agora, adiada a reunião, não se sabe qual será a decisão do governo federal sobre o problema. A tendência anterior era de atender as pressões das petroleiras, mas as pressões se inverteram e é possível que o bom senso volte e que o conteúdo local não seja quebrado.

3
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Luciano Seixas Chagasalexandre loz.Leonardo Fraga Beber Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leonardo Fraga Beber
Visitante
Leonardo Fraga Beber

No momento de falta de obras e empregos, devemos ser flexiveis, e deixar as empresas internacionais trabalhar, flexibilizando o conteudo local para fornecimento de equipamentos e maquinarios, porem nao podemos deixar de cobrar o conteudo local em termos de mao de obra, esse sim nao pode ser flexibilizado.

alexandre loz.
Visitante
alexandre loz.

Ótimo, então chega tudo pré montado aqui, como é o caso da obra da QGI em Rio Grande, emprega-se meia duzia de pessoas por um tempo curtíssimo, e está tudo bem. Pura enganação. Conteúdo local tem que ser completo. Quanto vale um campo de Petróleo como Libra? Quanto as empresas vão ganhar explorando aquilo durante 20 anos, 30 anos? E vem me falar do custo de uma plataforma de petróleo? Ridículo! Brasileiro tem que ficar com buraco apenas? O governo com os royalts e toda tecnologia desenvolvida pela Petrobras em águas profundas fica de graça? Absurdo isso. Tem que fazer… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

O Leonardo faz o discurso típico do subdesenvolvido, na minha modesta opinião. Podem vir os gringos desde que empreguem os índios nativos. Enquanto isso nos inteligência nacional vai para o espaço a julgar pelas palavras do Leonardo, que as vezes endossam o nefasto discurso falacioso de Pedro Parente e grande séquito. Sempre a minha opinião caro senhor, é mui distinta da sua. Não contra o aporte de capitais. Que venham abundantemente os gringos com a sua vultuosa grana e pretensas grandes inovações para colaborar no desenvolvimento o nosso exuberante pré-sal. A pré condição é que montem centros tecnológicos como vinha… Read more »