Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

DELCÍDIO AMARAL DECIDE FAZER DELAÇÃO PREMIADA E PODE INFLUENCIAR PROCESSO DE IMPEACHMENT

delcidio-amaralUma frase antiga diz que o Brasil é abençoado, porque, além das belas paisagens, não tem terremotos, vulcões ou furacões. Ao pé da letra, é verdade, mas na política brasileira a Operação Lava Jato fez a terra tremer muitas vezes desde o início do ano passado. E agora treme novamente, com epicentro em Brasília, onde o senador Delcídio Amaral, preso após ser flagrado planejando a fuga de Nestor Cerveró, decidiu fazer delação premiada. A depender do que revelar o ex-líder do governo no Senado, seus depoimentos devem sacudir os alicerces de Brasília, com forte impacto sobre os deputados que votarão no processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A decisão de Delcídio, que contratou para isso o advogado Antonio Augusto Figueredo Basto, responsável por cuidar de vários acordos de delação anteriores na Lava Jato, veio após muita pressão de familiares e após ele se ver isolado na prisão, sem movimentações aparentes para sua libertação. Agora, pode ser que esse cenário mude, já que o senador era líder do governo no Senado, com trânsito livre entre os maiores caciques políticos do PT, incluindo a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Além disso, a relação de Delcídio com o PSDB também vem de longo tempo, já que ele foi diretor da Petrobrás entre 1999 e 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Na gravação que levou o senador para a prisão, captada pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, Delcídio discutia formas de pressionar o Supremo Tribunal Federal para liberar o ex-diretor da estatal da prisão, negociava para que Cerveró não citasse seu nome, nem o do banqueiro André Esteves – também preso –, e chegou a falar sobre as melhores formas de ajudá-lo a fugir para a Espanha, caso conseguissem um Habeas Corpus.

O áudio, que revelava muitos detalhes dos bastidores espúrios da política brasileira, ainda deixou claro como nem a Operação Lava Jato, nem as dezenas de prisões de grandes figuras da engenharia nacional reduziram a voracidade com que o interesse político dispõe da Petrobrás, já que na mesma reunião o senador chega a discutir com o advogado Edson Ribeiro sobre a criação de uma nova diretoria na estatal, de TI, que teria orçamento de um bilhão. Eles chegam a falar o nome que seria indicado para a vaga, Edson Feitosa dos Santos, e dizem que, como não seria uma área essencial da companhia, “ninguém encheria o saco”.

Até o início desta semana, Delcídio ainda esperava um resgate de seus pares políticos, mas na segunda (7) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, formalizou a denúncia criminal contra o senador, além de obter a autorização do Supremo para abrir mais dois inquéritos contra ele. Com isso, o ex-líder do governo no Senado bateu o martelo pela delação.

O resultado do que ele revelar pode ser decisivo para o futuro do País, que vive dias de tensão em torno da abertura do pedido de Impeachment da presidente Dilma na Câmara. A delação de Delcídio terá forte impacto na votação dos deputados, apesar da tentativa de muitos em afastar o “teor político” do processo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mandacaru
Mandacaru
9 anos atrás

De todos os indiciados no(s) esquema, foi muito rápida a decisão, mas preparem-se… Isso mente até em confissão na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Em tudo que vier declarar, 99% será os que outros já falaram e de acréscimo duvidoso.
Advogado, político e ator, conhecem muito bem a arte de interpretar e fantasiar uma situação, ainda mais para salvar os carneirinhos de tridente em punho, de capa vermelha.

LEandro
LEandro
9 anos atrás

Pena de morte para politicos corruptos!

Biffy
Biffy
9 anos atrás

Delcidio Amaral gravou áudio… Maria Fernanda Amaral, gravou vídeo aliás uma gratíssima internacional… Agora é aguardar o que a lei permite mas só assim, consegui ver a Fernamdinha, como veio ao mundo, e o que ela mais gosta… Tentação… Infelizmente sou casado e ela não frequenta a mesma praia que eu. Deliciosa essa Fernanda, se sou Juiz, soltava o bandido agora… Já se tem tantos soltos um mais não fará diferença… A filha faz!

BISMARK
BISMARK
9 anos atrás

Concordo mandacaru todos esses politicos são uns artistas de premio OSCAR,mas não devemos esquecer que alem do Cunha, tem o Collor, Renan Calheiros e muitos outros que foram citados em delação premiada, e ate agora o Supremo e Sr. Rodrigo Janot nao formalizaram nenhuma denuncia contra eles acho que estão querendo salva-los que seria um GRANDE DESASTRE E UMA PERDA IRREPARÁVEL para tira-los de vez de nossas vidas, mas certamente voltariam em novas eleições pq nosso povo não esta acostumado a se livrar dos vermes e maus-carater que estão em Brasilia. Ah, Sr, Janot e familia LULA quando irão trancafia-los..

Biffy
Biffy
9 anos atrás

Meu camarada,

No submundo do poder, assim como o do crime, ninguém morre como só subúrbio do Rio, Alagados ou Pina em Recife, pituba na Bahia, zona sul de SP, Niteroi em Porto Alegre, e por aí vai… A hora deles irá chegar! Pode ser bala perdida(achada) ou uma esquina, igual ao Celso Daniel…. Só o tempo poderá dizer, mesmo porquê, eles só andam de jagunços.