DEMANDA GLOBAL POR ENERGIA CRESCEU ACIMA DA MÉDIA EM 2024, ESTIMULADA POR AUMENTO DO CONSUMO DE ELETRICIDADE
A demanda global por energia cresceu em um ritmo acima da média em 2024, impulsionada pelo aumento do consumo de eletricidade em todo o mundo – com a ampliação da oferta de fontes renováveis e gás natural cobrindo a maior parte das necessidades adicionais de energia, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). O estudo aponta que a demanda global por energia aumentou 2,2% no ano passado – abaixo do crescimento do PIB, que foi de 3,2%, mas consideravelmente acima da média anual de crescimento da demanda de 1,3% registrada entre 2013 e 2023.
A aceleração do crescimento da demanda global de energia em 2024 foi liderada pelo setor elétrico, com o consumo global de eletricidade aumentando em quase 1.100 terawatts-hora, ou 4,3%. Esse crescimento foi quase o dobro da média anual da última década. O aumento acentuado no uso de eletricidade no mundo foi impulsionado por temperaturas recordes, que elevaram a demanda por refrigeração em muitos países, além do crescimento do consumo industrial, da eletrificação do transporte e da expansão dos data centers e da inteligência artificial.
A expansão da oferta de fontes de baixa emissão cobriu a maior parte do aumento da demanda global por eletricidade em 2024. A capacidade instalada de novas fontes renováveis em todo o mundo cresceu para cerca de 700 gigawatts, estabelecendo um novo recorde anual pelo 22º ano consecutivo. Já as adições de capacidade nuclear atingiram o quinto maior nível das últimas três décadas. Como resultado, 80% do aumento na geração global de eletricidade em 2024 foi fornecido por fontes renováveis e nucleares, que, juntas, representaram 40% da geração total pela primeira vez. A geração a gás natural também cresceu de forma constante para atender à demanda crescente por eletricidade.
“Há muitas incertezas no mundo hoje e diferentes narrativas sobre energia – mas este novo relatório baseado em dados da AIE apresenta fatos claros sobre o que está acontecendo globalmente“, disse Fatih Birol, diretor executivo da IEA. “O que é certo é que o uso de eletricidade está crescendo rapidamente, impulsionando a demanda geral de energia a ponto de reverter anos de queda no consumo de energia em economias avançadas. O resultado é que a demanda por todos os principais combustíveis e tecnologias energéticas aumentou em 2024, com as renováveis cobrindo a maior parte desse crescimento, seguidas pelo gás natural. E a forte expansão da energia solar, eólica, nuclear e dos veículos elétricos está cada vez mais enfraquecendo a relação entre crescimento econômico e emissões“, acrescentou.
Como resultado do maior consumo de eletricidade, o gás natural registrou o maior crescimento na demanda entre os combustíveis fósseis em 2024. A demanda por gás aumentou em 115 bilhões de metros cúbicos (bcm), ou 2,7%, em comparação com uma média de cerca de 75 bcm anuais na última década.
A demanda global por carvão subiu 1% em 2024, metade da taxa de crescimento do ano anterior. Segundo o relatório, ondas de calor intensas na China e na Índia – que elevaram a necessidade de refrigeração – foram responsáveis por mais de 90% do aumento total do consumo global de carvão, destacando os impactos significativos que eventos climáticos extremos podem ter nos padrões de demanda de energia.
Deixe seu comentário