DEMANDA POR PETRÓLEO CAI 7% EM FEVEREIRO NO BRASIL
O consumo de petróleo no Brasil em fevereiro foi de 2,34 milhões de barris por dia, o que representa uma queda de 7% em relação ao volume consumido no mesmo mês do ano passado, uma redução de cerca de 170 mil barris diários. O dado foi apresentado pelo relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que destacou a influência da greve dos caminhoneiros e o aumento do preço dos combustíveis tiveram no resultado. O consumo em fevereiro foi o menor resultado mensal desde março de 2014, de acordo com a Opep.
A compra de gasolina diminuiu 73 mil barris por dia, aproximadamente 9% a menos do que no mesmo mês de 2014. De acordo com o relatório da Opep, o consumo foi reduzido por conta do aumento de cerca de 7% do preço do litro de gasolina. O mesmo cenário foi identificado para o diesel, que teve 140 mil barris diários de redução no consumo, cerca de 13% a menos do que em fevereiro do ano passado. A organização não espera maior produção de petróleo durante o ano no Brasil. A estimativa é de 3,1 milhões de barris produzidos por dia, o mesmo valor referente às produções do primeiro trimestre de 2015 e do último trimestre de 2014.
Para os próximos meses, a Opep destacou que a atividade econômica brasileira tende a ser mais fraca do que no último ano, com redução do consumo por conta do aumento de impostos sobre a gasolina. Por outro lado, a organização entende que esse cenário, somado ao calor crescente, pode aumentar a demanda por geração elétrica.
Deixe seu comentário