faixa - nao remover

DEMANDA POR PETRÓLEO DEVE CRESCER 2,6% NO BRASIL EM 2013

Nem mesmo o aumento no preço da gasolina e do diesel, anunciado recentemente pelo governo brasileiro, fará com que a demanda por petróleo seja reduzida no Brasil. Esta é a análise da Agência Internacional de Energia (AIE), que prevê  um aumento de 2,6% no volume usado pelo país em relação a 2012, passando a consumir em média 3,093 milhões de barris por dia este ano.

Os sinais de aceleração da economia brasileira reforçam a visão da agência, que prevê um crescimento contínuo, fortalecido também pela expansão da indústria nacional.

Comparando-se dados de novembro de 2012 e de 2011, percebe-se que a tendência de crescimento da demanda brasileira continua forte, com aumento de 6,8%, para 3,2 milhões de barris por dia, apoiado por grande aumento na demanda dos mercados de transporte rodoviário. Em novembro de 2012, o Brasil consumiu média diária de 900 mil barris de gasolina, volume 8,3% maior que o observado um ano antes. Já o consumo de diesel saltou 9,4%, para 1,1 milhão de barris por dia.

Contudo, a agência reconhece que o reajuste de preços da gasolina e do diesel poderá causar certo impacto, já que o aumento obrigatório da mistura de etanol na gasolina, que passará de 20% para 25% em maio deste ano, poderá levar ao crescimento da demanda pela gasolina como conseqüência da menor eficiência energética.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of