ÍCARO TECHNOLOGIES INVESTE EM EXPANSÃO PARA ÁREAS DE ENERGIA E ÓLEO E GÁS
Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) –
Começando a encontrar seu espaço no setor energético e mirando o setor de petróleo e gás, a Ícaro Technologies vem ampliando sua participação no mercado nacional. Fundada em 1997 em Campinas, a empresa tem forte atuação na área de telecomunicações e vem investindo para entrar com força no setor energético, cuja participação em seus negócios deve atingir 15% em 2015. Em 2013, a companhia registrou um faturamento de R$ 30 milhões, com crescimento de 40% em relação ao ano anterior, e vem buscando novas expansões. O gerente de desenvolvimento de negócios para a área de energia, Paulo Silas, afirmou que as novas demandas da Aneel, com foco em aumentar a eficiência energética e melhorar a gestão de ativos no setor, mobilizaram a Ícaro rumo ao mercado de energia.
Quais são os principais focos da empresa no setor de energia?
A Ícaro tem buscado seu posicionamento no setor de energia desde o ano passado. Tem havido um aumento na demanda por gestão e sistema operacional no setor de energia, área em que a Ícaro supre as necessidades do mercado. Hoje em dia, as empresas já perceberam que, para se conseguir ganho, é preciso ter um forte sistema operacional.
A Ícaro vem do setor de telecomunicações e já passou por esse movimento antes. Podemos comparar os dois momentos, pois há uma demanda similar. Com as novas demandas da Aneel e outras políticas do governo, de uns cinco anos para cá, a empresa percebeu a necessidade do segmento e veio nessa direção.
Como é o planejamento da companhia para ganhar espaço neste segmento?
O primeiro passo foi bastante recente. Nós começamos a desenvolver uma visão sobre o nosso próprio negócio. É necessário que compreendamos o mercado, suas demandas, como ele se organiza e qual sua forma de trabalhar. Passado isso, nós começamos a repassar nossos produtos e adaptá-los para o setor de energia.
A utilização de tecnologia Smart Grid é muito recente no setor energético. Que tipo de mudanças o uso dessa tecnologia traz para o mercado?
Este é um termo recente para uma demanda que já vem de décadas. Quando se fala de Smart Grid, estamos falando de automação da rede. O termo veio apenas para simplificar uma convergência de ações. Automação, gerenciamento de sistemas de forma automática e melhoria dos canais de interação e serviços para o consumidor estão dentro do conceito de Smart Grid. De cinco anos pra cá, alguns projetos da Aneel já visavam os benefícios da tecnologia Smart Grid. As concessionárias passaram, então, a assimiliar essa necessidade. É o sistema de controle automático para um novo mundo. A tendência é pelo fim da operação e manutenção feitas manualmente. Uma parte das redes das concessionarias já está preparada para atuar nos momentos mais críticos com esta tecnologia.
Como é o planejamento em relação à área de óleo e gás?
Nós contamos com duas ferramentas bastante fortes para óleo e gás. Primeiro, temos a disponibilização de visualização de uma mesma fonte de dados, contendo vários perfis desde um operador à um gestor. Uma plataforma que centraliza informações no mesmo ambiente. São diferentes formas de visualizar essa informação. A Ícaro comercializa essa ferramenta. Ela permite visualizar em tempo real todo tipo de resultados.
Uma segunda linha é o desenvolvimento de soluções que possam trazer informações correlacionadas. O DASH Analytics. Esse produto é concectado na página do histórico de operação do setor de qualquer empresa. Os dados podem não estar sendo analisados da forma correta. Mesmo que a empresa conte com uma equipe multidisciplinar muito eficiente, é dificil analisar, achar a correlação.Tem que se analisar qual a eficiência de determinada plataforma. É possível a visualizacao de todos os dados a partir de vários locais. O produto disponibiliza de forma fácil e intuitiva o acesso a essas informações através do programa.
Quais os principais projetos em que a empresa está envolvida?
Hoje estamos com projetos de geração de hidrelétricas. Fazemos uma análise de melhoria de unidades geradoras. Nós fazemos isso com hidrelétricas e termelétricas. Também temos a possibilidade de melhoria do centro de operação das concessionárias, integrando todo sistema de controle da rede elétrica. Nós trabalhamos bastante no setor de telecomunicações com gerenciamento da infraestrutura. Nós agora estamos gerenciando recursos das concessionárias.
Qual o planejamento da empresa para os proximos anos?
A partir do ano que vem nós deveremos conseguir fechar três grandes projetos, mas que ainda se encontram em fase de negociação. Uma vez que estiverem fechados, podemos nos ver como um player nacional. Para isso, nós avistamos crescer nosso relacionamento com operadoras e, possivelmente, para a área de exploração em 2016.
Quais os principais parceiros da empresa?
A Ícaro tem parceria com empresas gigantes e reconhecidas, como IBM, BMC Software e Palo Alto Networks.
Quais os principais clientes da empresa?
Nós estamos com todas as operadoras de telecomunicação: Oi, TIM, Vivo, GVT, Embratel, Net e Nextel. No ramo do varejo as Casas Bahia e o Carrefour. No setor elétrico, a EDF Norte Fluminense, empresa do Grupo Electricité de France (EDF).
Qual a estrutura da empresa atualmente?
A empresa atualmente tem um quadro de 130 funcionários. Nós temos quatro unidades, sendo a sede em Campinas, onde a empresa nasceu, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Qual foi o faturamento da empresa no ano passado?
A Ícaro alcançou a marca de R$ 30 milhões, um crescimento de 40% em relação ao ano de 2012.
Quanto a empresa espera que a área de energia passe a representar em seus negócios?
No próximo ano a expectativa está estabelecida em 15%.
Deixe seu comentário