DEPARTAMENTO DE ENERGIA DOS EUA ANUNCIA FINANCIAMENTO DE ATÉ US$ 900 MILHÕES PARA PEQUENOS REATORES MODULARES
O Departamento de Energia dos EUA (DOE) está fornecendo até 900 milhões de dólares para apoiar as implantações iniciais de tecnologias de pequenos reatores modulares (SMR) de Geração III+ nos Estados Unidos. O financiamento ajudará a fortalecer a indústria nuclear doméstica dos Estados Unidos e impulsionar projetos de reatores subsequentes, que são vitais para alcançar as ambiciosas metas de energia limpa e clima do nosso país e atender à crescente demanda por energia limpa e confiável, disse o órgão governamental em um comunicado à imprensa.
Um aviso de intenção foi emitido pelo Escritório de Demonstrações de Energia Limpa (OCED) do DOE em colaboração com o Escritório de Energia Nuclear (NE), visando “focar os recursos do DOE e não federais em um caminho crível e sustentável” para a implantação em nível de frota dos SMRs de Geração III+. A agência espera lançar uma solicitação de financiamento no final do verão ou outono.
O financiamento será executado por meio de duas camadas, de acordo com o comunicado. A Camada 1 fornecerá até 800 milhões de dólares para apoiar até duas equipes pioneiras compostas por utilidades, fornecedores de reatores, construtores e usuários finais/compradores comprometidos em implantar uma primeira planta. A Camada 2 fornecerá até 100 milhões de dólares para impulsionar implantações adicionais de SMRs de Geração III+ ao abordar lacunas chave que têm impedido a indústria nuclear doméstica em áreas como design, licenciamento, desenvolvimento de fornecedores e preparação de locais.
“O presidente Biden está determinado a garantir que a energia nuclear – a maior fonte de eletricidade livre de carbono do país – continue a servir como um pilar chave na transição do nosso país para um futuro de energia limpa seguro e protegido“, disse a Secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm. “O anúncio de hoje apoiará os primeiros movimentos no setor nuclear enquanto buscamos aumentar a energia nuclear e reafirmar a liderança americana nesta indústria crítica de energia”, acrescentou.
O financiamento representa o maior impulso sustentado para apoiar a implantação nuclear civil nos EUA em quase cinco décadas, disse o DOE. De acordo com o DOE, os SMRs são versáteis e podem ser implantados com segurança em uma variedade de configurações, desde remotas até urbanas, devido ao seu pequeno porte, design mais modular, construção baseada em fábrica e uso de cadeias de suprimento de combustível estabelecidas, que juntos ajudam a reduzir os custos gerais do projeto. Os SMRs também têm a capacidade de atender a demandas de energia menores e localizadas e podem ser escalados para demandas maiores ou usados em complemento com renováveis.
Deixe seu comentário