DEPOIS DA OITAVA RODADA, IRÃ REPETE MANTRA PARA UM ACORDO NUCLEAR COM AIEA: SUSPENSÃO DAS SANÇÕES ECONÔMICAS

IRÃParece jornal de ontem. Em uma nova (oitava) rodada de negociações sobre o acordo nuclear do Irã em andamento em Viena, o ministro das Relações Exteriores do país islâmico disse que um acordo pode ser alcançado se as potências mundiais tiverem a vontade e a intenção de fazê-lo. Hossein Amir-Abdollahian disse que um acordo poderia ser alcançado se todas as sanções fossem suspensas. Uma oitava rodada de negociações com o objetivo de restaurar o acordo nuclear do Irã em 2015 está em andamento em Viena, onde o Irã ainda busca garantias de que as sanções dos Estados Unidos serão suspensas. As negociações sobre o acordo, conhecido como Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA), estão ocorrendo entre o Irã e as potências mundiais signatárias do acordo. Os Estados Unidos, que se retiraram unilateralmente do pacto em 2018, estão participando indiretamente das negociações.

O JCPOA proporcionou alívio com sanções ao Irã em troca de restrições ao seu programa nuclear. Mas, após a retirada dos Estados Unidos, o Irã abandonou alguns entraves e agora está usando centrífugas avançadas para enriquecer urânio em até 60%. Após sua saída, os Estados Unidos impuseram sanções paralisantes ao Irã. Teerã agora exige o levantamento completo das sanções americanas, bem como garantias de que os americanos não se retirem do acordo novamente, e pede um período de tempo para verificar se as sanções foram efetivamente levantadas.

Suspender sanções significa suspender todas as formas de punições estipuladas no acordo nuclear, e as sanções que Trump impôs contradizem os termos do acordo”, disse Amir-Abdollahian. “Exigimos garantias que incluem não impor novas sanções e não reimpor penalidades depois de suspendê-las sob qualquer pretexto”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of