DEPOIS DA P-33, O PORTO DO AÇU RECEBERÁ A P-26 PARA SER DESMANTELADA DENTRO DE CRITÉRIOS SUSTENTÁVEIS RÍGIDOS | Petronotícias




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DEPOIS DA P-33, O PORTO DO AÇU RECEBERÁ A P-26 PARA SER DESMANTELADA DENTRO DE CRITÉRIOS SUSTENTÁVEIS RÍGIDOS

plataO Porto do Açu, maior complexo porto-indústria privado da América Latina, recebeu na quarta-feira (13) a plataforma P-26, da Petrobras, para iniciar a preparação para o desmantelamento sustentável da unidade. A embarcação é a segunda de três unidades da operadora que serão atracadas no Açu para execução de contrato de acostagem e serviços. Desde fevereiro deste ano, o Porto também abriga a P-33. O instrumento contratual firmado entre a Petrobrás e o Porto do Açu prevê, entre outros serviços, disponibilidade de cais para as embarcações, limpeza de casco e destinação de resíduos e efluentes.

A P-26 passará por limpeza de casco, reparos nos sistemas navais, dentre outros serviços. As unidades podem permanecer no Porto do Açu por até três anos. O acostamento reduz a exposição ao risco dos trabalhadores e atividades offshore, além de eliminar a logística associada à manutenção da plataforma na locação, composta pelos transportes aéreos e marítimos, consumo de combustível para geração de energia, entre outras atividades. O contrato com a Petrobrás é o primeiro passo da estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil, o que inclui as atividades de acostamento temporário, pré-desmantelamento e desmantelamento de plataformas.

A etapa atual de acostamento, em execução para a Petrobrás, traz vantagens como liberação de áreas operacionais para a operadora, a fim do cumprimento dos prazospl acordados com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), flexibilidade para definição de janelas de venda entre ativos e atendimento às melhores práticas de segurança e gestão ambiental. Além disso, o custo de manter uma unidade fixa ou flutuante seja de produção e ou exploração atracada no Porto do Açu é significativamente menor, bem como muito mais segura do que em alto-mar.

Entre os diferenciais do Porto do Açu estão a proximidade com a Bacia de Campos, possibilidade de acostamento de múltiplas unidades e equipamentos (monoboias e fixas) por longa duração, licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustação (coral-sol), centro de controle unificado para gerenciamento de riscos e emergências e integração facilitada com o mercado siderúrgico para reaproveitamento dos insumos metálicos. Hoje o Porto do Açu tem disponibilidade de cais para atender simultaneamente três plataformas, com possibilidade de expansão para oito unidades em menos de um ano e com investimento de baixo porte.

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